Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos

Uma mesa est coberta por algumas linhas e pontos na cor preta que se conectam, uma dessas linhas est destacada com a cor dourada e em suas extremidades aparecem as letras A e B e algumas peas de xadrez tambm esto na mesa

O planejamento estratégico é crucial para quem almeja fazer sucesso com organização. Acima de tudo, essa ideia é uma forma de dar um rumo para a empresa com base nos objetivos. Agora, é hora de entender como criar um bom plano em cinco etapas.

E então, o que é planejamento estratégico?

De modo geral, trata-se de um dos conceitos básicos sobre a gestão de empresas. Dessa forma, é um processo que envolve sistemas com o intuito de alcançar os objetivos. Assim, é uma medida que se usa para fazer sucesso no setor.

Na prática, isso é algo que se faz por meio da análise de vários cenários. Além disso, é preciso definir metas para cumprir a cada passo dentro dessa medida. Por fim, se executam ações até que chegue onde foi proposto.

Qual a importância dele para a sua empresa?

Sua importância se dá por mostrar ao dono do negócio quais passos ele deve tomar. Nesse sentido, é crucial que ele seja feito desde a fase embrionária da empresa. Dessa maneira, as chances de fazer sucesso a longo prazo são maiores.

Isso é o que aconteceu com várias companhias que hoje são tidas como grandes. A princípio, foi preciso fazer um planejamento que mostrasse os ideais e a identidade da empresa.

Caso funcione, é natural que mesmo após anos, a estratégia vencedora siga dando frutos. Entretanto, outro ponto de destaque é que isso ajuda o empreendedor a prever possíveis tendências e mudar.

Planejar-se é muito importante para fugir de cenários de incertezas. Clique aqui para saber mais sobre o perigo das incertezas no negócio e veja como se livrar disso de maneira prática.

Por que seu negócio precisa dessa ferramenta?

O planejamento estratégico funciona como um ponto de início para o negócio, antes de tudo. Do mesmo modo, é algo que anda lado a lado com o plano de negócios. Por fim, ele tem diversas utilidades, como desenvolver ações para atrair novos clientes e:

  • Lançar produtos e serviços de forma consciente;
  • Poder tratar dos riscos do mercado;
  • Chance de levar a empresa ao ponto de ser líder do setor.

Além dessas, vale citar a função de aumentar o lucro e as vendas da companhia. Entretanto, é preciso lembrar que há mais vantagens, como poder evitar o risco de falência.

Uma visão mais ampla da empresa

Essa é uma das razões pelas quais se deve aderir a esse planejamento em uma empresa. Ou seja, é um modo de fazer com que seja possível conhecer ela de dentro para fora.

Na prática, é como se o dono tivesse a chance de saber como o seu negócio é visto. Como resultado, ele pode saber se os funcionários estão satisfeitos a ponto de produzir bem. Portanto, é uma das formas de entender qual é a essência da companhia.

Mão apoiados em uma mesa. Um desenho aparece no meio da imagem indicando algumas conexões entre setores de uma empresa. Tudo sobre vantagem de planejamento estratégico.

Como fazer um bom planejamento estratégico?

Em geral, para fazer um planejamento de qualidade, é preciso passar por cinco etapas diferentes. A princípio, a medida tem início no diagnóstico e chega até o ponto de gestão com um cronograma.

Ao longo de cada fase, é natural se deparar com desafios como a definição de metas. Afinal, essa ação requer muita análise por parte dos envolvidos no projeto. Agora, é hora de saber o que é cada uma dessas etapas.

Planejamento estratégico, tático e operacional

Esse é um ponto importante para saber por que cada um trata de algo específico. Por exemplo, o estratégico tem o foco em orientar a visão da empresa. Agora, quanto ao tático, a ideia é abordar as ações menores.

O operacional, por sua vez, trata das formas de aplicar esse plano em prática. Por fim, vale o destaque para o planejamento estratégico situacional que é um plano adaptável a situações reais e possíveis mudanças.

1 – Realize o diagnóstico do seu negócio

O primeiro passo se dá pelo diagnóstico que se deve fazer da empresa. Dessa forma, entenda como um raio-x, que leva em conta fatores de finanças e produção, sendo eles:

  • A posição financeira do negócio;
  • Criação e desenvolvimento da marca;
  • Qual a performance de cada processo;
  • O nível de satisfação dos colaboradores.

E não para por aí, visto que ainda há pontos sobre a qualidade do seu produto. Então, uma forma de fazer essa etapa com precisão é por meio da análise SWOT. Ou seja, um método que se baseia em 4 pontos, sendo eles forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

2 – Tenha seus objetivos bem definidos no seu planejamento estratégico

Depois de avaliar com cuidado, é hora de traçar suas metas e objetivos para alcançar. A princípio, após o primeiro passo, você já deve ter uma noção do que quer fazer a curto e longo prazo.

Seus objetivos vão ditar o caminho do processo

Isso ocorre porque levar em conta os prazos de cada meta ajuda no desenvolvimento. Afinal, existem objetivos que se pode cumprir em 6 meses, outros em 1 ano e outros em 5 anos.

3 – Crie ações dentro do planejamento estratégico

Lembre-se, antes de mais nada, que a ação não significa o mesmo que estratégia. Acima de tudo, pode-se dizer que uma é sobre a parte prática e outra, da teoria. Então, ainda que sejam distintas, elas têm uma relação dentro do planejamento.

Para ajudar a elaborar essas medidas, é válido o estímulo por meio de um brainstorm. Ou seja, uma reunião em que as pessoas falam sobre suas ideias a respeito de um assunto. No entanto, é necessário registrar tudo o que é dito nesse encontro.

4 – Defina métricas importantes

As métricas em um planejamento estratégico ajudam a medir o desempenho daquela ação. Nesse sentido, elas são como pontos que ajudam a medir em números dentro das metas definidas.

Na prática, como cada setor precisa ter metas, o mesmo vale para as métricas. Por exemplo, o departamento de marketing deve ter indicadores relacionados ao número de clientes.

  • Qualidade;
  • Produtividade;
  • Rentabilidade;
  • Margem Líquida.

Estes são outros tipos de métricas que podem ajudar a medir o desempenho conforme a meta. Por fim, as duas últimas são essenciais caso a ideia principal seja aumentar os lucros.

5 – Tenha um cronograma bem definido

Nada disso pode ser feito de forma aleatória e é aí que entra o cronograma. Dessa maneira, dá para criar os planos e executá-los de forma organizada. Além disso, tudo pode ser feito sem a necessidade de pular etapas.

Esse é um passo que também ajuda a garantir que o plano será mesmo aplicado. A princípio, ele deve conter todas as informações, desde as metas até os recursos para fazer cada ação.

Uma dica que pode ajudar aqui é criar algo que tenha elementos visuais atrativos. Nesse sentido, se todos puderem ver o documento, pode ser de grande ajuda. Então, ter esse design bem-feito vai fazer com que a leitura seja menos cansativa.

Além dessas dicas, é importante que você estude bastante sobre o assunto para descobrir qual estratégia melhor se aplica no seu negócio e nas suas necessidades. Portanto, aprenda mais com o vídeo a seguir:

É muito importante envolver a equipe no processo

Quando se trata de todos, isso quer dizer todos de verdade já que o benefício é coletivo. Portanto, não faça com que a execução do plano fique a cargo do gestor. Afinal, envolver mais pessoas aumenta as chances de fazer dar certo.

Ao falar sobre equipe, também é muito importante lembrar que a etapa de contratação deve ser feita com o maior cuidado para que seu time conte com bons funcionários e que todos tenham como objetivo alavancar a empresa.

Faça um planejamento estratégico eficaz

Como deu para notar, não chega a ser uma tarefa tão difícil criar esse plano. Porém, é algo que requer muita atenção, visto que começa por uma avaliação da empresa. Dessa forma, o ideal é contar com uma boa liderança e engajamento por parte dos funcionários.

Vale dizer que o planejamento não precisa ser algo definitivo desde o início. Ou seja, ele pode passar por revisões para que se aprimore os detalhes. Do mesmo modo, podem ser criadas novas metas, desde que não signifiquem um retrocesso para a companhia.