O planejamento estratégico é crucial para quem almeja fazer sucesso com organização. Acima de tudo, essa ideia é uma forma de dar um rumo para a empresa com base nos objetivos. Agora, é hora de entender como criar um bom plano em cinco etapas.
Índice
E então, o que é planejamento estratégico?
De modo geral, trata-se de um dos conceitos básicos sobre a gestão de empresas. Dessa forma, é um processo que envolve sistemas com o intuito de alcançar os objetivos. Assim, é uma medida que se usa para fazer sucesso no setor.
Na prática, isso é algo que se faz por meio da análise de vários cenários. Além disso, é preciso definir metas para cumprir a cada passo dentro dessa medida. Por fim, se executam ações até que chegue onde foi proposto.
Qual a importância dele para a sua empresa?
Sua importância se dá por mostrar ao dono do negócio quais passos ele deve tomar. Nesse sentido, é crucial que ele seja feito desde a fase embrionária da empresa. Dessa maneira, as chances de fazer sucesso a longo prazo são maiores.
Isso é o que aconteceu com várias companhias que hoje são tidas como grandes. A princípio, foi preciso fazer um planejamento que mostrasse os ideais e a identidade da empresa.
Caso funcione, é natural que mesmo após anos, a estratégia vencedora siga dando frutos. Entretanto, outro ponto de destaque é que isso ajuda o empreendedor a prever possíveis tendências e mudar.
Planejar-se é muito importante para fugir de cenários de incertezas. Clique aqui para saber mais sobre o perigo das incertezas no negócio e veja como se livrar disso de maneira prática.
Por que seu negócio precisa dessa ferramenta?
O planejamento estratégico funciona como um ponto de início para o negócio, antes de tudo. Do mesmo modo, é algo que anda lado a lado com o plano de negócios. Por fim, ele tem diversas utilidades, como desenvolver ações para atrair novos clientes e:
- Lançar produtos e serviços de forma consciente;
- Poder tratar dos riscos do mercado;
- Chance de levar a empresa ao ponto de ser líder do setor.
Além dessas, vale citar a função de aumentar o lucro e as vendas da companhia. Entretanto, é preciso lembrar que há mais vantagens, como poder evitar o risco de falência.
Uma visão mais ampla da empresa
Essa é uma das razões pelas quais se deve aderir a esse planejamento em uma empresa. Ou seja, é um modo de fazer com que seja possível conhecer ela de dentro para fora.
Na prática, é como se o dono tivesse a chance de saber como o seu negócio é visto. Como resultado, ele pode saber se os funcionários estão satisfeitos a ponto de produzir bem. Portanto, é uma das formas de entender qual é a essência da companhia.

Como fazer um bom planejamento estratégico?
Em geral, para fazer um planejamento de qualidade, é preciso passar por cinco etapas diferentes. A princípio, a medida tem início no diagnóstico e chega até o ponto de gestão com um cronograma.
Ao longo de cada fase, é natural se deparar com desafios como a definição de metas. Afinal, essa ação requer muita análise por parte dos envolvidos no projeto. Agora, é hora de saber o que é cada uma dessas etapas.
Planejamento estratégico, tático e operacional
Esse é um ponto importante para saber por que cada um trata de algo específico. Por exemplo, o estratégico tem o foco em orientar a visão da empresa. Agora, quanto ao tático, a ideia é abordar as ações menores.
O operacional, por sua vez, trata das formas de aplicar esse plano em prática. Por fim, vale o destaque para o planejamento estratégico situacional que é um plano adaptável a situações reais e possíveis mudanças.
1 – Realize o diagnóstico do seu negócio
O primeiro passo se dá pelo diagnóstico que se deve fazer da empresa. Dessa forma, entenda como um raio-x, que leva em conta fatores de finanças e produção, sendo eles:
- A posição financeira do negócio;
- Criação e desenvolvimento da marca;
- Qual a performance de cada processo;
- O nível de satisfação dos colaboradores.
E não para por aí, visto que ainda há pontos sobre a qualidade do seu produto. Então, uma forma de fazer essa etapa com precisão é por meio da análise SWOT. Ou seja, um método que se baseia em 4 pontos, sendo eles forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
2 – Tenha seus objetivos bem definidos no seu planejamento estratégico
Depois de avaliar com cuidado, é hora de traçar suas metas e objetivos para alcançar. A princípio, após o primeiro passo, você já deve ter uma noção do que quer fazer a curto e longo prazo.
Seus objetivos vão ditar o caminho do processo
Isso ocorre porque levar em conta os prazos de cada meta ajuda no desenvolvimento. Afinal, existem objetivos que se pode cumprir em 6 meses, outros em 1 ano e outros em 5 anos.
3 – Crie ações dentro do planejamento estratégico
Lembre-se, antes de mais nada, que a ação não significa o mesmo que estratégia. Acima de tudo, pode-se dizer que uma é sobre a parte prática e outra, da teoria. Então, ainda que sejam distintas, elas têm uma relação dentro do planejamento.
Para ajudar a elaborar essas medidas, é válido o estímulo por meio de um brainstorm. Ou seja, uma reunião em que as pessoas falam sobre suas ideias a respeito de um assunto. No entanto, é necessário registrar tudo o que é dito nesse encontro.
4 – Defina métricas importantes
As métricas em um planejamento estratégico ajudam a medir o desempenho daquela ação. Nesse sentido, elas são como pontos que ajudam a medir em números dentro das metas definidas.
Na prática, como cada setor precisa ter metas, o mesmo vale para as métricas. Por exemplo, o departamento de marketing deve ter indicadores relacionados ao número de clientes.
- Qualidade;
- Produtividade;
- Rentabilidade;
- Margem Líquida.
Estes são outros tipos de métricas que podem ajudar a medir o desempenho conforme a meta. Por fim, as duas últimas são essenciais caso a ideia principal seja aumentar os lucros.
5 – Tenha um cronograma bem definido
Nada disso pode ser feito de forma aleatória e é aí que entra o cronograma. Dessa maneira, dá para criar os planos e executá-los de forma organizada. Além disso, tudo pode ser feito sem a necessidade de pular etapas.
Esse é um passo que também ajuda a garantir que o plano será mesmo aplicado. A princípio, ele deve conter todas as informações, desde as metas até os recursos para fazer cada ação.
Uma dica que pode ajudar aqui é criar algo que tenha elementos visuais atrativos. Nesse sentido, se todos puderem ver o documento, pode ser de grande ajuda. Então, ter esse design bem-feito vai fazer com que a leitura seja menos cansativa.
Além dessas dicas, é importante que você estude bastante sobre o assunto para descobrir qual estratégia melhor se aplica no seu negócio e nas suas necessidades. Portanto, aprenda mais com o vídeo a seguir:
É muito importante envolver a equipe no processo
Quando se trata de todos, isso quer dizer todos de verdade já que o benefício é coletivo. Portanto, não faça com que a execução do plano fique a cargo do gestor. Afinal, envolver mais pessoas aumenta as chances de fazer dar certo.
Ao falar sobre equipe, também é muito importante lembrar que a etapa de contratação deve ser feita com o maior cuidado para que seu time conte com bons funcionários e que todos tenham como objetivo alavancar a empresa.
Faça um planejamento estratégico eficaz
Como deu para notar, não chega a ser uma tarefa tão difícil criar esse plano. Porém, é algo que requer muita atenção, visto que começa por uma avaliação da empresa. Dessa forma, o ideal é contar com uma boa liderança e engajamento por parte dos funcionários.
Vale dizer que o planejamento não precisa ser algo definitivo desde o início. Ou seja, ele pode passar por revisões para que se aprimore os detalhes. Do mesmo modo, podem ser criadas novas metas, desde que não signifiquem um retrocesso para a companhia.