O metaverso é um termo novo no mercado, mas que já tem agitado a mente de muitos empreendedores. Então, para entender melhor do que se trata esse assunto e de que maneira ele pode impactar os negócios, confira o conteúdo a seguir até o final.
Índice
E então, o que é o metaverso?
Um termo que, sem dúvida, tem dominado as mídias digitais, bem como, os principais veículos de comunicação. No entanto, o que significa metaverso ainda é um mistério para muitos.
Ele, nada mais é do que um tipo de realidade virtual onde é possível interagir com uma marca ou outros usuários de uma forma imersiva. De fato, é algo que promete revolucionar o mercado.
O conceito vai muito além de apenas simular um ambiente como um game. Isso porque, as próprias pessoas têm o poder aqui de criar um mundo fictício.
Essa ideia, com certeza, não é uma novidade, já que, é bem antiga até. Mas, só se tornou praticável nos dias atuais, graças à evolução da tecnologia e da internet.
Como isso funciona?
Só é possível colocar esse conceito em prática por meio dos recursos tecnológicos de hoje em dia. Dessa forma, alguns exemplos são:
- Realidade Aumentada e Realidade Virtual;
- Web 3.0;
- Criptomoedas;
- Inteligência artificial;
- Blockchain;
- Construção 3D.
De jogos como “The Sims” para a realidade da vida atual, o metaverso promete impactar diversos negócios. Por isso, é tão essencial que os empreendedores saibam mais a respeito.
Entenda como usar o metaverso em seu negócio
O conceito já está claro. Agora, no entanto, resta saber como usá-lo em seu negócio. De fato, grandes marcas já fazem uso dessa tecnologia para distribuir os seus serviços e produtos, seja ele virtual ou físico. Alguns exemplos são:
- Ralph Lauren;
- Lojas Renner;
- Nike;
- Itaú;
- Gucci.
Nessa realidade, o usuário utiliza óculos 3D, a fim de ter a experiência completa ao avaliar uma mercadoria de todos os ângulos. Isso favorece a tomada de decisão do consumidor que, sem dúvida, se torna muito mais assertiva.
Web 3.0
Para usar o metaverso, será necessário agregar uma nova tecnologia que vem para substituir a internet de hoje, que é a Web 3.0. Dessa maneira, alguns conceitos que servem para se ter uma noção maior sobre essa inovação são:
- Confiança direta;
- Inteligência artificial (IA);
- Descentralização;
- Machine learning.
Isso significa que o usuário vai ter cada vez mais controle sobre o uso de seus dados na internet. Além disso, com a IA e o machine learning, a aproximação entre máquinas e humanos será cada vez maior.
Como isso impacta o seu negócio?
A Web 3.0 terá como preocupação principal a privacidade dos usuários. Dessa forma, também será o seu foco oferecer uma experiência mais otimizada e rica.
Para isso, as empresas terão que se adaptar a leis como a de LGPD. Aliás, nesse sentido, certas estratégias de marketing digital deverão ser repensadas.
Cabe a você, empreendedor, ter como missão produzir e oferecer conteúdos mais ricos aos seus clientes. Afinal, ficar para trás não é uma opção.
Investir no metaverso é uma forma de diferenciar o seu negócio em meio a uma gama de empresas. Entenda mais sobre como implementar essa tecnologia conferindo as dicas no vídeo a seguir:
Armazenamento em nuvem faz parte do metaverso
O metaverso, aqui, envolve o máximo controle de informações. Isso porque, por conter grandes volumes de dados, é essencial que as empresas usem a ferramenta ideal para que tudo funcione da melhor maneira que é o armazenamento em nuvem.
Como seu negócio se beneficia disso?
Essa tecnologia permite que o seu negócio se torne bem mais organizado. Assim, é possível usar esse recurso, a fim de tornar mais modernas as ações da sua empresa.
Com ela, também é possível otimizar as tarefas. Já que, mais de um colaborador, por exemplo, pode fazer a mesma atividade e ao mesmo tempo.
Também existe a vantagem de ter uma maior segurança da informação. Além disso, a criptografia, o que vai impedir quaisquer roubos ou perdas de arquivos. Não há dúvidas do quão fundamental é que uma empresa seja capaz de proteger os dados dos seus clientes.
Redes hiperconectadas podem ajudar a sua empresa
Essas redes já são uma realidade no dia a dia de diferentes setores de produção, por exemplo. Assim, dentre os usos mais comuns é a automação das máquinas com comandos à distância.
Neste cenário, uma resposta rápida se torna essencial, a fim de tornar a utilização desses aparelhos bem mais segura. Uma prática atual são os equipamentos agrícolas que atuam no mapeamento de terrenos.
A partir de ações remotas, é possível controlá-los, sem intervenção humana direta. Aliás, no metaverso, exemplos de outras áreas que também tem a ganhar como:
- Saúde, em exames e cirurgias;
- Varejo;
- Educação.
Com isso, essas redes vão dar um novo significado à produção automatizada. Além disso, promete também oferecer mais segurança às pessoas, bem como, tornar mais simples o dia a dia nos negócios ao integrar diferentes dispositivos entre si.
A inteligência artificial está dentro do metaverso
Essa é uma área da Ciência da Computação que simula a inteligência humana e suas ações. Tudo isso para que a interação ocorra de modo mais amistoso. Dentro dessa tecnologia, um exemplo é o usuário que cria um avatar no meio virtual.
Muitas possibilidades
Em relação às empresas, a IA pode ajudar muito o seu negócio. Ainda mais, em funções que antes dependiam do trabalho humano direto. Não se trata, no entanto, de substituir o talento das pessoas. Mas, sim de buscar resultados melhores e processos mais rápidos.
Dito isso, essa tecnologia é essencial para você, empreendedor, pois, aquele que não agregá-la em seu dia a dia, tende a ser engolido pelo mercado.
O uso da IA vai impactar na experiência do seu cliente, tanto na questão do atendimento quanto na qualidade do seu produto. Dessa forma, ficar por dentro de tais inovações e saber usá-las a favor da sua empresa, é vital para não ser “cringe” e ficar para trás.
Use o metaverso para alavancar o seu negócio
Agora você sabe tudo sobre essa tecnologia e viu como ela pode mudar os seus processos, a fim de torná-los mais automatizados. Portanto, é bom se preparar e treinar a equipe para essa nova realidade.
Para te ajudar nisso, confira algumas dicas:
- Invista em infraestrutura;
- Fique disponível para os seus clientes;
- Agregue os profissionais certos ao seu negócio;
- Use as métricas, mas não invada a privacidade dos clientes;
- Ofereça novas experiências;
- Faça do metaverso um ambiente de colaboração.
A última dica para ganhar dinheiro com o seu negócio é ficar por dentro de todos os conteúdos do Super Jovem em seu canal no YouTube. Afinal, empreender no Brasil não é fácil, mas o SJ vai te ajudar. Inscreva-se e não perca nenhuma novidade.