Conquistar e converter leads para seu e-commerce garante o crescimento dele. Aliás, é essencial entender quem são e a maneira de encontrá-los no meio online. Portanto, veja boas estratégias para seu negócio.
Índice
E então, o que são leads?
Ao buscar o que são leads você entende que é um termo de marketing digital usado para definir uma pessoa que tem interesse em sua oferta. Ou seja, ainda não é um cliente, mas tem potencial para isso.
O lead não é apenas uma pessoa que entra em seu site, mas sim, quem se identifica com seu produto e serviço e deseja adquiri-lo. Então, transformá-lo em um comprador pode ser mais fácil.
Qual a importância deles para sua empresa?
Ter a identificação desse público é essencial para sua empresa. Afinal, aumenta suas chances de vendas e conversão. Portanto, eles devem ser o foco de parte de suas campanhas e estratégias.
São os leads que estão mais perto de realizar uma compra. Dessa forma, reduz o trabalho necessário para gerar vendas e basta ações bem planejadas para gerar resultado.
Os tipos de leads
Há tipos diferentes de lead e entender quais são vai ajudá-lo a montar seu plano. Então, veja os principais:
- Sementes: aqueles que demoram um pouco para gerar retorno, mas são engajados;
- Rede: são originados de campanhas de inbound;
- Por fim, o alvo: que são os ideais e capturados por ações específicas.
É importante que tenha lead de todos os tipos. Afinal, pode desenvolver ações diferentes para engajá-los e convertê-los em clientes.
Dicas de como conquistar novos leads para seu e-commerce
Caso esteja buscando maneiras de conquistar leads para seu e-commerce veja dicas valiosas. Assim, pode ter mais resultados em suas ações e gerar vendas para o negócio.
- Entregue conteúdo de valor;
- Aposte em landing pages;
- E-books são boas opções;
- Marque presença nas redes sociais;
- Crie uma oferta de valor.

A seguir, entenda como aplicar essas ações e os pontos de atenção. Com isso, pode alcançar o objetivo de trazer um público qualificado para suas campanhas de e-commerce.
1 – Invista sempre em conteúdos de valor
Para atrair o público para sua página é preciso criar conteúdo de valor. Ou seja, que responda suas dúvidas, que informe e demonstre a utilidade do seu produto. Assim, a confiança em sua oferta aumenta.
É essencial que seus conteúdos ajudem as pessoas. Então, defina quais as dores do seu lead e crie materiais que explicam como seu produto pode solucioná-las. Com isso, terá um bom engajamento e mais chances de vendas.
O valor não tem sentido apenas quando se fala de conteúdos. Então, assista ao vídeo sobre como precificar um produto ou serviço e aprenda a lidar melhor com essa questão.
2 – Conquiste leads com landing pages atrativas
Depois de entender leads o que é também precisa conhecer o conceito de landing page. Nada mais é do que uma página que converte vendas. Assim, tem uma oferta ou conteúdo específico que atrai o público.
Atenção aos detalhes
Para criar uma landing page atrativa há alguns detalhes que não pode esquecer. Portanto, veja alguns para garantir que terá sucesso na ação:
- Deixe a oferta bem clara;
- Use textos objetivos;
- Tenha um título chamativo;
- Use imagens que chamam a atenção;
- Deixe um espaço de cadastro ou vendas;
- Ofereça uma promoção, desconto ou brinde.
Em geral, sua página deve conter uma oferta de muito valor para o público. Então, pode oferecer algo em troca dos dados. Ou ainda, uma oferta e brinde exclusivos, que motivem a compra de seu produto ou serviço.
3 – E-books podem ser interessantes
Os e-books são materiais mais ricos e completos e que são de interesse de seu público. Assim, também é uma dica interessante para aplicar com os leads.
Em geral, o lançamento deles é feito por meio de landing page. Então, o lead deve cadastrar suas informações para fazer o download. Com isso, terá os dados de um possível cliente.
Após captar o cadastro há algumas ações que pode fazer para mantê-los informados sobre a marca. Por exemplo:
- Envie e-mail de boas-vindas da empresa;
- Ofereça um desconto ou oferta exclusiva;
- Apresente outros e-books que possui;
- Entregue conteúdo de valor.
Manter o contato com o lead será essencial em todo o processo. Mas, mantenha o bom senso para não lotá-lo de mensagens. Porque isso pode afastá-lo e gerar uma impressão negativa sobre a empresa.
4 – Esteja presente nas redes sociais e consiga mais leads
Você deve estar presente onde seus clientes também estão. Ou seja, as redes sociais são ótimos canais para encontrar o público. Mas, é preciso criar campanhas e anúncios para alcançar as pessoas certas.
Neste aspecto também entra o conteúdo de qualidade. Afinal, as pessoas buscam fotos e legendas que agreguem valor. Portanto, tenha esse cuidado para atrair os leads para suas redes.
Onde seu lead se encontra?
Não adianta estar em todas as redes sociais se o seu público não está. Então, faça uma boa pesquisa e determine quais os canais ideais. Por exemplo:
- Facebook e Instagram;
- Tiktok e Twitter;
- LinkedIn e Youtube.
Crie apenas contas nas redes certas. Com isso, evita o trabalho excessivo e garante mais resultados para suas ações. Além disso, evita investimentos que não darão nenhum tipo de retorno.
5 – Monte uma estratégia de ofertas exclusivas
Para cativar o lead é importante que ele entenda que a empresa se importa. Assim, uma ótima opção são as ofertas exclusivas. Afinal, mostra que entende seus gostos e está oferecendo benefícios.
Com base nas informações que captar em todo o processo de conquista, faça uma oferta exclusiva. Ou seja, que atenda suas necessidades e que facilmente seja convertida em vendas.
Novos clientes muitas vezes usam o preço como fator decisivo da compra. Então, oferecendo vantagens e valores atrativos, aumenta as chances de torná-lo um cliente efetivo.
Todos esses aspectos influenciam na hora de captar clientes. Porém, há outras dicas além dessas que vão te ajudar a atrair mais leads para o seu negócio, confira no vídeo abaixo:
Alavanque seu e-commerce com novos leads
Depois de saber mais sobre lead tradução e conhecer as dicas é o momento de agir. Portanto, crie as suas estratégias para conquistar um novo público e convertê-los em clientes.
É importante que esteja ciente que é um processo às vezes demorado. Mas, deve ser construído em fases. Ou seja, quanto antes começar, mais chances de alavancar seu e-commerce.
Foque nos conteúdos de qualidade, esteja presente nos canais certos e entregue ofertas exclusivas. Com isso, vai despertar o interesse do público e melhorar sua performance.