O Google Meu Negócio é bom mesmo?

O Google Meu Negcio  bom mesmo.

O Google Meu Negócio é uma plataforma que torna a sua empresa mais fácil de ser vista pelos usuários na primeira página de resultados deste buscador. Dessa forma, oferece vantagens como maior comunicação com os clientes, aumento do alcance e visibilidade.

Entenda o que é o Google Meu Negócio

Criado em 2014, o Google My Business faz com que clientes em potencial conheçam o seu estabelecimento e tenham acesso a informações sobre ele.

Segundo o próprio Google, negócios validados têm muito mais chances de serem considerados de confiança pelos usuários. Isso é ainda mais importante quando se trata de empreendimentos locais.

Logo, suponha que você tenha um restaurante. Então, um consumidor que está há poucos minutos de distância do seu estabelecimento, pesquisa por “restaurantes” no maior buscador do mundo. 

Caso tenha cadastrado o seu empreendimento na plataforma, ele vai te achar. Portanto, essa ferramenta lhe dá a chance de:

  • Ter uma presença online mais forte;
  • Oportunidade de aumentar a sua cartela de clientes;
  • Maior alcance.
Empresário e empresária usando tablet digital no escritório. Eles estão avaliando as vantagens de ser ter o Google Meu Negócio na sua empresa.

Vantagens de utilizar o Google Meu Negócio

Os benefícios são muitos e incluem tanto empresas locais quanto outras de maior porte. Assim, conheça alguns deles logo abaixo e se convença de que essa é a melhor escolha para o seu empreendimento.

1 – Destaque sua empresa no Google

Um usuário que busca pelo seu negócio no Google, sem dúvida, deseja ter acesso a mais dados como:

  • Fotos;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Avaliações de clientes.

Ao ter um cadastro nesta ferramenta, todos esses dados são mostrados dentro da própria plataforma do Google onde fizeram a pesquisa sobre o seu negócio.

2 – Interaja com seus clientes

Com o Google Meu Negócio, é possível adicionar imagens do seu estabelecimento ou do que você faz. Além disso, lhe permite responder ao feedback dos seus clientes. Segundo o maior buscador do mundo:

  • Empresas que anexam imagens recebem 42% mais pedidos de rotas no Google Maps;
  • Tem 35% a mais de cliques para entrar em seus sites do que os demais negócios.

3 – Amplie ainda mais o seu alcance

Todo mês, o empreendedor recebe um documento por e-mail com informações importantes como:

  • Quantos usuários visualizaram o seu negócio no Google;
  • A quantidade de pessoas que pediram indicações de como chegar ao seu endereço;
  • O número de clientes que entraram em contato com o seu estabelecimento;
  • A localidade delas.

Google Meu Negócios e suas métricas

São essas métricas, então, que permitem que se tenha uma noção maior sobre o alcance do seu empreendimento. O que, sem dúvida, é essencial para qualquer tipo de empreendedor.

Se você ainda não se convenceu do porquê utilizar o Google Meu Negócio, assista o vídeo no canal do Super Jovem a seguir e entenda mais sobre como essa plataforma pode aumentar a visibilidade do seu empreendimento:

Como criar uma conta na plataforma do Google Meu Negócio?

Para usufruir dos benefícios do Google Meu Negócio, é preciso fazer um cadastro antes. Dessa forma, vá até a página da ferramenta e clique em “Comece agora”.

Depois, será necessário preencher um formulário com informações sobre a sua empresa como:

  • País;
  • Categoria;
  • Endereço;
  • Informe se atende os clientes em domicílio ou apenas em seu local de trabalho.

Confirme os dados e que é o responsável por gerenciar o negócio. Em seguida, aceite os termos de serviço. Adiante, inclua o seu número de celular, pois um SMS com um código chegará até ele, a fim de finalizar a sua conta na plataforma.

Depois de informar o mesmo, por fim, você será encaminhado para a página do seu empreendimento no Google+. 

Mão segurando um mobile com a localização de uma empresa no maps. Com o Google Meu Negócio, a sua empresa ganha mais visibilidade na web.

Os próximos passos

Para comprovar que o seu endereço está certo, o Google vai enviar uma carta para o mesmo com um código e um link. Assim, é só seguir as instruções do documento, a fim de atestar o seu local de trabalho no Google Meu Negócio.

Já em sua página, faça o que quiser. Ou seja, adicione telefones de contato, imagens e horário de funcionamento. Aliás, por lá você também vê as avaliações dos clientes e os resultados de buscas sobre a sua empresa.

É possível criar um site no Google Meu Negócio?

Para isso, é necessário já ter um cadastro nesta ferramenta. A partir disso, é só acessar a página da sua empresa nessa plataforma, clicar em ‘Website” e depois em “Get started”.

O Google, então, vai começar a reunir os dados para criar o seu site. Dessa forma, a próxima etapa é editar o seu website. Portanto, para tal, há algumas configurações para isso como:

  • 10 temas que alteram as fontes e cores da página, não o layout;
  • Incluir mais fotos em sua galeria, além das que já estão ali;
  • Alterar o idioma, bem como a sua URL;
  • Editar o texto da página principal, descrição e título.

Toques finais

Após todas as edições, o próximo passo para ter um site no Google Meu Negócio, é clicar no canto direito na parte superior da sua tela.

Defina também o nome que vai aparecer em sua URL. Além disso, logo embaixo, há um campo de opção caso tenha interesse que a sua página se torne um destaque tanto no Google Maps quanto nos resultados de pesquisa.

Essa alternativa é interessante para quem não tem uma página bem posicionada no Google. Assim, com tudo isso feito, o seu endereço na web estará pronto.

Crie uma boa estratégia de marketing para sua empresa

Até aqui, ficou clara a ideia do que é essa plataforma, como funciona e as suas vantagens para qualquer empresa. Além disso, também viu como fazer o seu cadastro e que é possível ter um website nesse espaço.

O próximo passo, então, é agregá-lo a sua estratégia de marketing digital. Acima de tudo, a fim de obter resultados cada vez mais positivos.

Note que ao aliar os benefícios do Google My Business às estratégias de marketing, é possível maximizar a sua presença online. Com isso, a sua empresa consegue uma exposição ainda maior nesse meio virtual.

A ferramenta certa para qualquer negócio

O Google Meu Negócio é essencial para qualquer empreendimento, não importa o segmento de atuação ou o porte. Isso porque, hoje em dia, quem não está na internet, não é visto. 

Mesmo aquele que já tem uma presença digital, precisa dessa ferramenta. Pois ela ajuda o seu estabelecimento a ser visto de forma mais fácil e ainda permite uma maior interação com o seu público. Assim, crie o perfil da sua empresa o quanto antes e ganhe mais dinheiro.