Gestão empresarial: um guia completo

Gestão Empresarial eficaz
Uma gestão eficiente é fundamental para o crescimento de um negócio.

A gestão eficaz é essencial para o sucesso de qualquer organização, seja ela pequena, média ou grande. Neste conteúdo, vamos explorar conceitos-chave da gestão empresarial, abordando estratégias, ferramentas e práticas que podem ser aplicadas para otimizar o desempenho de uma empresa.

Vamos analisar como a gestão empresarial abrange áreas como liderança, planejamento, organização, tomada de decisões, gerenciamento de recursos humanos, finanças, marketing e muito mais. 

Nosso objetivo com esse conteúdo é fornecer insights valiosos e práticos para ajudar gestores, empreendedores e profissionais a aprimorar suas habilidades de gestão empresarial e enfrentar os desafios do mundo dos negócios atual. 

Vamos mergulhar juntos(as) no mundo da gestão empresarial e, quem sabe, construir caminhos para melhorar a eficiência e a competitividade da sua empresa.

Te desejamos uma Super leitura!

O que é Gestão Empresarial?

A gestão empresarial é o conjunto de processos e técnicas utilizados para administrar uma empresa de forma eficiente e produtiva. 

Ela envolve a gestão de pessoas, finanças, recursos materiais e estratégias de negócios. Isso quer dizer que é essencial que o gestor tenha um conhecimento amplo da empresa em que ele irá atuar.

Na prática, a Gestão Empresarial é fazer com que a empresa gere mais valor e tenha mais lucro. Todo o conjunto de processos e técnicas são insumos para identificar o que importa naquele momento para o negócio e agir a partir disso. Somente assim será possível executar os processos e tomar decisões baseadas em dados e informações precisas para tornar a empresa mais eficiente, competitiva e lucrativa.

O foco da gestão empresarial deve estar no que importa e essa não é uma tarefa tão simples quanto parece, mas não se preocupe, no decorrer desse conteúdo você terá insights valiosos de como fazer isso.

Por que a gestão empresarial é tão importante?

A gestão empresarial é a estrutura de um negócio, independentemente do tamanho ou do segmento de atuação.

Isso porque uma gestão eficiente permite que a empresa se adapte às mudanças do mercado, se mantenha em competitividade, tome decisões estratégicas, gerencie recursos e avalie resultados. E não se engane! Os negócios sempre serão impactados por mudanças internas e externas. 

Dentro desse contexto, é importante destacar a relevância da Gestão de Pessoas, que se preocupa com o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores da empresa. 

Além disso, não se pode esquecer da constante evolução tecnológica que o mercado enfrenta. Evolução esta, que se intensificou desde a pandemia do Covid em 2020, onde empresas que não conseguiram se adaptar foram atropeladas. 

Um estudo da Pwc – Consultoria Estratégica para empresas 2022– entrevistou cerca de 1.250 líderes executivos em uma ampla gama de indústrias. De acordo com os resultados alcançados, um dos maiores desafios enfrentados pelos CEOs foi de conciliar uma liderança efetiva com a modernização tecnológica, já que agora, para o gestor que deseja manter sua empresa funcionando, é crucial modernizar a atuação como líder e buscar alternativas que aumentem a velocidade do negócio. 

Ainda, de acordo com a consultoria, 77% dos líderes que agregaram a tecnologia em sua gestão, aumentaram sua receita em 3,3%, durante os 12 primeiros meses de pandemia. Com isso, foi possível gerar valor em áreas muito importantes, com a possibilidade de proporcionar melhores experiências ao consumidor final, reforçando a permanência e o funcionamento do negócio. 

Ou seja, pensar em novos recursos, oferecer oportunidades às equipes de trabalho, fazem total diferença no alcance dos objetivos de uma organização. Com uma gestão empresarial eficiente, a empresa pode crescer, inovar e se tornar autoridade no mercado.

O que faz um gestor empresarial

Invista na atuação de um gestor empresarial para construir o sucesso da empresa

Um gestor empresarial é responsável por liderar e organizar a empresa para atingir os objetivos estratégicos definidos. Ele deve tomar decisões importantes para a organização e garantir que todas as áreas estejam alinhadas e trabalhando em conjunto para alcançar os resultados esperados.

No que se refere à liderança, o gestor empresarial deve ter habilidades de comunicação efetiva, inteligência emocional e capacidade de tomar decisões difíceis. Ele precisa entender as necessidades e expectativas dos colaboradores e motivá-los para que trabalhem em equipe e alcancem os objetivos da empresa.

Liderar nunca será uma tarefa fácil, saiba disso! Entretanto, se sua empresa deseja alcançar grandes resultados, a liderança é indispensável.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela revista Forbes, apontou que a presença de gestores estimula fortemente a performance e desenvolvimento de habilidades entre os colaboradores. Isso porque, ter alguém em quem você pode buscar orientação caso algo dê errado, transmite segurança ao colaborador, que se sentirá mais motivado a trabalhar e a se desenvolver dentro da equipe. 

Por isso, vamos falar agora sobre as principais funções do gestor e mais abaixo, no decorrer do conteúdo, iremos aprofundar neste assunto com orientações práticas para você começar a executar em sua liderança.

O papel do gestor na organização empresarial

Na prática, o gestor irá planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades da empresa, visando alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz. Para isso, é preciso estar atento aos indicadores de desempenho da empresa, como faturamento e produtividade. Assim é possível saber qual decisão tomar se baseando em dados confiáveis.  

Ele também deve estar em constante comunicação com os colaboradores, incentivando como for necessário para promover um ambiente saudável e produtivo.

Ou seja, a atuação do gestor na organização empresarial é essencial para garantir o sucesso e a sobrevivência da empresa.

Lidere sua equipe e veja seu negócio prosperar! 

Como foi mostrado no artigo da Forbes acima, a liderança é essencial para levar uma equipe ao sucesso em uma empresa. 

Um bom líder tem a capacidade de motivar, inspirar e direcionar seus colaboradores para alcançar os objetivos da organização. Além disso, ele é capaz de identificar e desenvolver talentos dentro da equipe, contribuindo para o crescimento profissional de seus liderados, construindo um ambiente de trabalho favorável para o desenvolvimento de todos. 

Um líder que sabe agir de forma ética, ajuda a sua empresa a construir uma imagem positiva no mercado e isso reflete diretamente na forma com que a empresa é vista por seus clientes. 

A liderança é uma habilidade super potente que auxilia o negócio, como um todo, no alcance de seus objetivos. Esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo e, sobre isso, nós falaremos mais no decorrer deste conteúdo. Continue com a gente! 

Áreas que compõem a gestão empresarial

As áreas da gestão empresarial são de extrema importância para o sucesso e sobrevivência de qualquer empresa. Cada uma dessas áreas, quando gerenciada de forma eficiente e integrada com as outras, contribui significativamente para o alcance dos resultados da empresa.

A gestão financeira, por exemplo, é responsável pela administração do fluxo de caixa, garantindo a solidez e a sustentabilidade da empresa no longo prazo.

Já a gestão de marketing é fundamental para a conquista e fidelização de clientes, para aumentar as vendas e a visibilidade da marca.

A gestão estratégica, por sua vez, é responsável por definir os objetivos da empresa, identificando e avaliando as oportunidades e ameaças. 

Portanto, cada uma dessas áreas é importante e interdependente e o sucesso da empresa depende de um equilíbrio entre elas. Aprofundaremos sobre cada uma destas áreas, vem com a gente! 

Gestão financeira

A gestão financeira, como você pode imaginar, é a área responsável por gerir e controlar as finanças da empresa, orçamento empresarial, controle de fluxo de caixa, entre outros. Muitas análises, não é mesmo? Mas todas são cruciais e não podem, em hipótese nenhuma, serem ignoradas! 

Neste contexto, uma sub-área que auxilia a gestão financeira é o planejamento tributário. Esta estratégia pode ser adotada por empresas que desejam reduzir seus custos. 

Como isso pode ser feito? Falaremos sobre isso logo abaixo. 

Planejamento tributário 

Realizando o planejamento tributário, é possível identificar formas legais de reduzir a carga tributária da empresa, evitando muitos gastos desnecessários e aumentando a margem de lucro. 

Uma análise minuciosa da situação tributária da empresa irá identificar as possibilidades de enquadramento em regimes tributários mais vantajosos, avaliando possíveis isenções e benefícios fiscais previstos em lei.

Um exemplo que demonstra bem esta ação, é a mudança que o McDonald’s fez na nomenclatura do sorvete vendido em suas franquias. Agora, com a mudança, os sorvetes são só “sobremesa”. 

Provavelmente você nem tenha percebido e até pense que não faz diferença nenhuma a troca do nome. Porém, este feito permitiu que a empresa economizasse milhões em seus custos. 

Assim, a rede de fast food zerou a alíquota sobre o produto, que antes era de 5%, gerando uma enorme economia de impostos e satisfazendo,  também, seus clientes com a redução do preço nos produtos.

Gestão de marketing

Já a gestão de marketing possui a função de conquistar e fidelizar clientes, com o objetivo de aumentar as vendas e a visibilidade da marca. Essa área envolve desde a pesquisa de mercado, o desenvolvimento de estratégias de comunicação e promoção, até a análise do retorno sobre o investimento em marketing. 

Sendo assim, é preciso se atualizar o tempo inteiro para acompanhar a evolução do mercado. Para isso, é fundamental que a empresa desenvolva um bom branding, ou seja, uma gestão da marca eficiente.

A palavra pode gerar confusão, mas o conceito e sua aplicação trazem grandes benefícios para o seu negócio. Vem entender! 

Branding 

O branding consiste em gerenciar a marca de forma estratégica, considerando a sua identidade visual, posicionamento no mercado, propósito e valores. 

Sendo assim, se a marca é bem-vista e tem uma reputação positiva, os clientes tendem a confiar mais na empresa e acreditar que seus produtos ou serviços são de qualidade superior.

E se tem uma empresa que entende a importância de fortalecer seu branding, essa empresa é a Localiza.

Para este ano de 2023 e após uma análise apurada e escuta de suas de seus clientes a Companhia quis mudar. 

“Percebemos que era preciso traduzir a centralidade do cliente também no nosso posicionamento de mercado e branding. Reestruturamos nossas marcas que, agora, representam soluções voltadas para perfis específicos de clientes. O momento é marcado pela adoção de um universo visual moderno, arrojado e proprietário”, destaca Antonio Augusto, diretor de Marketing da Localiza.

Resumindo, um branding bem planejado pode potencializar a gestão de marketing, além de ajudar a empresa a conquistar uma posição de destaque no mercado. 

Gestão estratégica

A gestão estratégica, por sua vez, é responsável por definir a visão, missão e objetivos da empresa, bem como identificar e avaliar as oportunidades e ameaças do ambiente externo e os pontos fortes e fracos internos da organização.

A partir desta análise, o gestor pode elaborar um planejamento estratégico, onde estará incluso a definição de metas e estratégias a serem adotadas para alcançar os objetivos traçados entre líder e equipe.

Outra função importante da gestão estratégica é permitir que a empresa se adapte às mudanças do mercado e do ambiente de negócios, criando possibilidades de antecipação  frente a possíveis ameaças. Pensando no crescimento de um negócio, isso é especialmente importante.

Para fortalecer este processo, é importante que a empresa defina seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) e os monitore regularmente para avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas.

Você sabe o que são KPIs? Talvez você já até utilize alguns em sua empresa, sem os conhecer. Mas iremos te explicar melhor agora mesmo! 

Monitoramento de KPIs 

Os KPIs podem ser usados em todas as áreas da empresa, desde vendas e marketing até finanças e produção. Eles permitem que os líderes da empresa vejam como cada departamento está contribuindo para os objetivos estratégicos da empresa e identificam áreas que precisam ser melhoradas.

Para simplificar, vamos te apresentar os principais KPIs para você utilizar em seu negócio. Confira! 

Retorno sobre investimento (ROI) 

Para relacionar o custo gerado e o investimento realizado pela empresa. Grandes companhias, como a Amazon, utilizam deste recurso para comparar o valor de vida útil do cliente (CVL) com o custo de aquisição do cliente (CAC). Assim, se o custo de aquisição for maior do que o valor gasto para conquistar um novo cliente, está na hora de mudar a estratégia para escolher o público-alvo que você deseja alcançar.

Taxa de Conversão

Este KPI mede a porcentagem de visitantes do site ou clientes em potenciais que irão se tornar clientes efetivos. Esta etapa diz respeito, também, sobre a satisfação do cliente diante do seu produto ou serviço. Uma empresa que se beneficia muito desta ferramenta é o Google. A plataforma precisa constantemente compreender quantos clientes irão concluir uma ação desejada pela plataforma, que pode ser uma compra ou um download. Para isso, analisar a taxa de conversão é muito importante.

Experiência do cliente ou Customer Satisfaction Score (CSAT)

Muito usado para medir a satisfação do cliente em relação a um produto ou serviço, o CSAT é uma métrica que avalia a qualidade do atendimento prestado aos clientes. Normalmente ele pode ser medido por pesquisas de satisfação realizadas por telefone, e-mail, chatbots, dentre outros meios. Por exemplo, se você assina alguma plataforma de streaming como a Netflix, já deve ter recebido em seu e-mail algum questionário para avaliar o atendimento da empresa. Por meio destas informações a empresa enxerga o que precisa melhorar focando sempre em manter a qualidade do serviço oferecido. 

Bom, até aqui você já viu as funções de um gestor e já entendeu, também, a importância da gestão empresarial. 

Agora, falaremos mais a fundo sobre como você pode aprimorar a sua atuação como líder, desenvolvendo habilidades super importantes para o seu sucesso, de sua equipe e, não menos importante, o sucesso da sua empresa. Vamos juntos? 

O poder da liderança: como a gestão empresarial e de pessoas podem alavancar seu negócio

Empresas que investem em liderança, motivam os colaboradores e aumentam seus resultados.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, ser um líder ativo é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Para ser um líder que gere resultados, é importante dizer que sua atuação vai muito além de gerenciar uma equipe de forma eficaz. Mas também diz respeito às habilidades e características que irão te tornar um líder inspirador, que sabe lidar com os desafios no caminho, além de motivar as pessoas ao seu redor.

Agora, você pode estar se perguntando sobre a real necessidade de aprender a liderar, mas fique atento: Empresas que investem em liderança constroem uma equipe diversificada, produtiva e, consequentemente, aumentam seu faturamento. 

Diante disso, segundo um estudo da consultoria da Harvard Business Review, as empresas que investem no desenvolvimento de seus líderes alcançam um retorno cinco vezes maior do que aquelas que não investem nestes profissionais. Ainda, um estudo da consultoria DDI (Development Dimensions International) afirmou que empresas que incentivam uma liderança ativa conquistam uma equipe 1,8 vezes mais engajada, 2 vezes mais propensa a buscar inovações e 1,6 mais adeptos frente às mudanças do mercado em que atuam. 

Ou seja, investir em liderança não é apenas uma questão de responsabilidade social corporativa, mas também é uma ótima estratégia para aumentar a sua lucratividade. 

Por isso, se você deseja se tornar um grande líder e referência em seu mercado de atuação, é essencial desenvolver algumas qualidades. 

E você está no lugar certo! Fique com a gente que vamos te apresentar quais são estas características e como elas geram grande impacto no seu negócio.

As habilidades essenciais de um gestor eficiente 

A gestão é uma atividade que envolve liderança, planejamento, organização e controle de recursos para atingir objetivos definidos. 

Sendo assim, este profissional tem papel fundamental no alcance da alta performance da equipe, além de impulsionar a busca por resultados expressivos, como já falamos acima. 

Mas quais são essas habilidades de um gestor eficiente? O que irá diferenciar um líder excepcional de um líder que simplesmente dita regras? Vamos responder todas as suas dúvidas e você saberá como contribuir com o sucesso do seu negócio. 

Auto Responsabilização

Uma das habilidades mais genuínas que determinam uma gestão eficaz é a auto responsabilização. 

Isso quer dizer, que você deverá assumir a responsabilidade tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de sua equipe ou empresa. Ao agir desta forma, o líder cria em sua equipe uma cultura muito forte de responsabilidade e comprometimento, reforçando o trabalho em conjunto para o alcance dos resultados. 

Ao assumir a auto responsabilidade pelos acontecimentos da sua empresa, o gestor se coloca no centro de sua equipe afirmando que ele está ali para responder por todos os resultados, decisões e ações alcançadas.

Um estudo realizado pela Gallup – Especialista em avaliar atuação de líderes, mostrou que gestores que se responsabilizam pelas ações de seus funcionários tem 26% de alcançar resultados de alta qualidade.

Então, desenvolva  a habilidade de se responsabilizar por aquilo que não é feito por você, mas dentro da sua empresa. Dessa forma, você terá conhecimento suficiente do seu time e saberá tomar as melhores decisões para o benefício de todos. 

Mentalidade de aprendizado 

Outra habilidade importantíssima dentro da atuação de um gestor é a capacidade de propor soluções para os problemas da empresa. E como fazer isso? Buscando conhecimento, estudando e aprendendo sobre o negócio sempre. 

Quando algo acontece dentro da empresa, as pessoas tendem a buscar respostas com o líder, aquele que é visto como referência e capaz de propor estratégias práticas.

Jeff Bezos, CEO da gigante Amazon, afirma que não existe uma fórmula perfeita para gerenciar uma empresa. Porém a forma como os empresários pensam é essencial para o alcance de resultados. Para Bezos, “a Amazon é o melhor lugar para poder fracassar e enxergar oportunidades. Mas a maioria das grandes organizações abraça a ideia de invenção, mas não está disposta a sofrer a série de erros necessários para chegar lá.”

Com certeza essa não é uma das tarefas mais fáceis. Porém ao conhecer seus pontos fortes e fracos, analisar e entender o que pode ser mudado, você terá uma visão mais clara sobre sua atuação como gestor e saberá conduzir a empresa da melhor forma. 

Não seja tão “bonzinho” assim: a importância da flexibilidade na liderança

Um líder que é muito “bonzinho” pode acabar prejudicando a equipe e os resultados da empresa a longo prazo. É importante que o líder saiba ser flexível, mas sem perder a firmeza e a capacidade de tomar decisões difíceis quando necessário. 

A flexibilidade permite que o líder se adapte às mudanças, ouça as opiniões de sua equipe e tenha uma abordagem mais empática e humanizada com seus liderados. No entanto, é importante não confundir flexibilidade com falta de autoridade ou indecisão. 

Ao mesmo tempo, aquele líder que sabe direcionar com clareza o que precisa ser feito, não deve ser visto como alguém que oprime seus colaboradores. Portanto, é necessário que um líder trabalhe sua comunicação, para manter o equilíbrio entre empatia e firmeza.

Para finalizar, tenha sempre em mente que desenvolver as habilidades de liderança é um comportamento essencial de um líder de sucesso. Além dessas habilidades de comunicação e tomada de decisão, as habilidades pessoais como autoconhecimento e inteligência emocional possuem papéis decisivos no exercício de sua liderança. 

Se desejar entender melhor sobre como você pode ser um bom líder, assista ao vídeo no nosso canal e amplie as possibilidades de crescimento da sua empresa. 

E agora que você conhece as características que definem uma boa liderança, falaremos sobre as atitudes que fortalecem a postura de um líder. Continue com a gente! 

Atitudes práticas que um bom líder deve ter 

Ser líder, é também ser identificado como uma referência para a empresa. Assim, algumas atitudes são importantes e precisam ser tomadas para alcançar o sucesso do negócio. 

Em um ambiente corporativo é fundamental identificar os desejos e necessidades dos colaboradores, para que você consiga compreender melhor as expectativas de cada um e saiba adaptar suas estratégias de liderança para atender a todos. 

Mas, isso só será possível se você souber lidar com as situações de estresse e conflitos na empresa. Ou seja, é preciso ter muito manejo e inteligência emocional para agir de forma equilibrada e assertiva, evitando conflitos e promovendo um ambiente mais produtivo e saudável. 

Vamos te explicar mais sobre essas atitudes e como você pode aplicá-las em sua empresa. Nos acompanhe!

Identifique os desejos dos seus liderados

Para ser um bom líder, é essencial entender as necessidades e desejos de sua equipe. Ao conhecer o que motiva cada um, você pode direcionar suas ações para ajudá-los a alcançar seus objetivos, o que pode aumentar a motivação e engajamento deles no trabalho.

Para identificar esses desejos, você pode adotar diferentes estratégias, como: 

  • Realizar reuniões individuais;
  • Fazer perguntas abertas;
  • Prestar atenção nas interações cotidianas. 

Estar disponível para sua equipe também é um fator determinante para entender os anseios das pessoas que você lidera. Como dissemos anteriormente, você sempre será uma referência para sua equipe. Então é importante que você esteja disposto a ouvir o que seus funcionários têm a dizer.

Com esse conhecimento em mãos, o trabalho em conjunto fluirá melhor, permitindo que você e seus colaboradores encontrem soluções que atendam as necessidades individuais e ao mesmo tempo contribuam para o sucesso da empresa como um todo. 

Saiba alinhar expectativas

É fundamental que um líder alinhe as expectativas de seus liderados em relação à empresa, aos projetos e às tarefas que serão realizadas. 

Quando existe sintonia dos funcionários com os objetivos da empresa é mais fácil entender o que deverá ser feito, assim como as orientações para fazer o negócio acontecer. 

Além disso, o líder deve ter uma comunicação clara e eficaz com sua equipe, para evitar mal-entendidos e frustrações. Neste sentido, alguns pontos específicos podem ser mais trabalhados. Confira: 

  • Defina os papéis e responsabilidades: É importante que cada funcionário saiba exatamente qual é o seu papel dentro da empresa e quais são as suas responsabilidades. Como líder, você precisa ter ciência dessas atribuições para saber a decisão correta a tomar diante do cumprimento ou não das tarefas. 
  • Incentivos e reconhecimento: O líder pode oferecer incentivos e reconhecimento aos funcionários que atingem as metas e objetivos da empresa, o que pode ajudar a manter todos motivados e alinhados em relação às expectativas dos projetos desenvolvidos.
  • Reforçar o que está bom e corrigir quando necessário: As metas a serem cumpridas devem ser estabelecidas com clareza, para que você consiga analisar a performance das pessoas, validando o bom trabalho e auxiliando, sempre que necessário, aquilo que pode e deve estar melhor. 

Por fim, o alinhamento de expectativas também contribui para a retenção de talentos. Quando os funcionários estão alinhados com as expectativas da empresa, eles tendem a permanecer na organização por mais tempo, reduzindo os custos de contratação e treinamento de novos colaboradores

Desenvolva Inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para líderes que desejam ter sucesso em suas funções. Ou seja, empresas que não investem em inteligência emocional de seus colaboradores serão ultrapassadas. Isso mesmo! 

Você pode estar se perguntando agora: Mas o que é inteligência emocional? Como eu faço para desenvolver isso? Fique tranquilo que vamos te explicar! 

Bom, como o próprio nome já diz, a inteligência emocional é a capacidade do ser humano lidar e conduzir suas emoções diante de tudo o que está acontecendo ao seu redor. E isso se aplica diretamente na forma com que um gestor conduz a sua liderança; ele precisa estar com suas emoções e pensamentos equilibrados, antes de tomar qualquer decisão. 

Se você deseja trabalhar mais esta técnica é melhorar a sua liderança, alguns pontos precisam ser trabalhados como: 

  • Exerça empatia com o outro;
  • Analise seus relacionamentos com sua equipe; 
  • Pratique o autocontrole; 
  • Descubra o que te motiva; 
  • Mantenha a consistência das suas ações. 

Entenda, a inteligência emocional, se bem aplicada, permite que você tome decisões mais conscientes, evitando que suas emoções pessoais interfiram no processo de tomada de decisão. 

Para te auxiliar, escolhemos um super vídeo no nosso canal que te mostrará na prática o que você pode fazer para desenvolver esta técnica tão importante. Não deixe de assistir! 

Como aplicar INTELIGÊNCIA EMOCIONAL na minha empresa para gerar melhores resultados?

Saiba dar feedbacks 

Ousamos dizer que esta, talvez seja umas das ferramentas mais potentes para o exercício da sua liderança. Entretanto, aplicar a cultura de feedback permite que todos estejam caminhando num só objetivo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Fedz- Plataforma que mede engajamento e desempenho de colaboradores, o feedback é importante para essencialmente todos os funcionários. Cerca de 85% dos colaboradores afirmam que “…se sentiriam mais confiantes em sua posição atual se pudessem ter conversas de desempenho mais frequentes com seu gestor.” 

Isso faz total diferença na produtividade da empresa, já que quando os funcionários sabem o que precisa ser feito, o foco estará fixo na finalização de determinado projeto. Assim, é mais difícil se despeçar e desalinhar o planejamento escolhido.  

Para concluir, o feedback pode ser baseado em fatos e resultados, mostrando ao colaborador onde ele está se saindo bem e onde precisa melhorar. Além disso, é importante que o líder ouça o que o colaborador tem a dizer e esteja aberto a sugestões e ideias para melhorar o trabalho em equipe.

Ferramentas digitais que facilitam a gestão de uma empresa

Utilize das ferramentas digitais disponíveis e potencialize o desempenho do seu negócio.

Agora que você já conhece as habilidades e características essenciais de uma liderança eficaz, é importante dizer, também, que um líder não consegue fazer tudo isso sozinho. 

Por exemplo, existem plataformas de comunicação internas que permitem a troca de mensagens entre a equipe, além de possibilitar a criação de enquetes e pesquisas de clima organizacional. Também existem softwares de gestão de desempenho, para que gestores consigam acompanhar os objetivos e metas dos colaboradores, bem como realizar avaliações de desempenho.

Dessa forma, é importante que o líder esteja atualizado sobre as ferramentas disponíveis e saiba utilizá-las para potencializar a gestão de sua empresa.

Você sabe quais ferramentas utilizar para otimizar sua gestão? Vamos compartilhar as mais essenciais com você, que são: 

Software de gestão empresarial (ERP)

Esta ferramenta auxilia as empresas a integrar e gerenciar seus processos internos, desde a produção, estoque, vendas, finanças, compras, recursos humanos e outras áreas. Esses sistemas proporcionam uma visão mais estratégica do seu negócio, permitindo que o gestor tome decisões mais precisas. 

Dentre as várias ferramentas deste modelo, uma em específico pode te ajudar. Confira!  

Conta Azul

A ContaAzul permite que o gestor empresarial realize todo o monitoramento do negócio com um único sistema de controle financeiro. Através do ERP é possível controlar as movimentações de contas a receber e contas a pagar, por meio de gráficos e relatórios gerenciais para que você saiba de onde está entrando o dinheiro da sua empresa e para onde ele está sendo direcionado.

É essencial cuidar do dinheiro da sua empresa e esta ferramenta pode te ajudar, para otimizar seu tempo e direcionar sua atenção às obrigações importantes.

Ferramentas que otimizam a comunicação

Sem dúvidas, a comunicação é um dos principais pilares para o bom funcionamento de uma empresa. Com a evolução das tecnologias, diversas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar a comunicação entre as equipes e melhorar a gestão empresarial.

As ferramentas de comunicação interna, por exemplo, permitem que os colaboradores se comuniquem de forma mais rápida, fácil e eficiente. Isso é muito importante para centralizar informações importantes, como comunicados, avisos, procedimentos, facilitando o acesso a essas informações pelos colaboradores.

Assim, é importante que a empresa escolha as ferramentas que melhor se adéquem às suas necessidades e ao perfil de seus colaboradores, garantindo que todos possam utilizá-las com facilidade e segurança.

Conheça então, uma ótima ferramenta para você aprimorar a comunicação da sua empresa:

Google Workspace

Ao se inscrever no Google Workspace você tem acesso a super aplicativos que são ferramentas pensadas para aumentar a sua produtividade e de sua equipe. Com isso, você consegue utilizar planilhas eletrônicas, formulários, editor de texto, agenda, e-mail. Ou seja, tudo em uma única plataforma armazenada em nuvem.

Tudo isso serve para aprimorar a comunicação, de forma rápida e fácil entre os membros da sua empresa. Além disso, o Google Workspace é altamente personalizável, permitindo que os gestores escolham quais ferramentas e recursos são mais importantes para a sua equipe.

Simplificando, o Google Workspace é uma plataforma abrangente que permite a criação, colaboração e comunicação de forma eficiente em um negócio!

Ferramentas de gestão de projetos

As ferramentas de gestão de projetos, como o próprio nome diz, são essenciais para garantir o sucesso de qualquer projeto em uma empresa. 

Não se engane! Sua memória pode até ser boa, mas você não conseguirá gravar todos as atividades que estão sendo desenvolvidas na sua empresa. Então, para que você não perca prazos e se prejudique, utilize uma ferramenta eficaz que te permite organizar, planejar e, sobretudo, monitorar as etapas de cada projeto de forma eficiente. 

Bom, existem milhares de ferramentas deste seguimento disponíveis, mas iremos destacar uma muito importante. Se liga!

ClickUp 

Esta plataforma de gestão de projetos oferece diversas vantagens para empresas que buscam aprimorar sua gestão. 

Por meio dela, gestores conseguem centralizar tarefas e projetos da empresa em um único lugar, o que facilita muito o acesso e a visualização de todas as informações necessárias para o gerenciamento dos projetos.

Outra vantagem muito importante é a capacidade de integrar o ClickUp com outras ferramentas, como o Google Drive, otimizando, ainda mais, o controle das demandas internas de um negócio.

Dessa forma, por ter uma variedade de recursos e opções de personalização, é possível adaptar a plataforma às necessidades específicas da equipe e dos projetos, tornando o trabalho mais eficiente e produtivo.

Ferramentas de automação de marketing

Ferramentas de automação de marketing são muito usadas por empresas que desejam expandir seu alcance e reforçar sua autoridade no mercado. 

Com a crescente importância da presença online, é mais importante do que nunca para as empresas terem uma estratégia de marketing digital bem desenvolvida. Lembre-se disso: sua empresa precisa ser vista e o mercado online é uma porta de entrada recheada de possibilidades. 

As ferramentas de automação de marketing agilizam muitos aspectos do processo de marketing, incluindo a segmentação de público-alvo, a criação e distribuição de conteúdo, a geração de leads, o acompanhamento de campanhas e muito mais.  Sendo assim, não há motivos para que você deixe de utilizá-las. 

Existem várias ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado, mas gostamos muito de uma, em específico, e vamos te apresentar também. Confira! 

Mautic 

O Mautic é uma ferramenta de automação em marketing que permite ao usuário personalizá-la de acordo com suas necessidades. 

Neste contexto, usando o Mautic você consegue gerenciar campanhas de e-mail  marketing, landing pages, formulários e segmentação de leads. 

Uma das principais vantagens do Mautic é sua escalabilidade. Ou seja, ele pode ser usado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações. Além disso, sua interface amigável é repleta de recursos que fazem do Mautic uma ferramenta de automação de marketing muito poderosa para você usar na sua gestão. 

Ferramentas de análise de dados

As ferramentas de análise de dados desempenham um papel essencial para os líderes e gestores que buscam obter insights sobre seu desempenho.

Imagine uma empresa que precisa lidar com um grande volume de dados gerados diariamente. Certamente, analisar isso de forma manual se torna inviável, não é mesmo? 

Justamente por isso que as empresas precisam utilizar ferramentas de análise de dados. Elas são capazes de coletar, processar e analisar grandes quantidades de informações em tempo real, oferecendo dados valiosos sobre aspectos do negócio, desde o desempenho financeiro até a efetividade das campanhas de marketing.

Assim, você poderá construir estratégias se baseando em referências atualizadas, que irão melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e impulsionar seu crescimento.

Existem muitas ferramentas disponíveis para realizar esta função. Dentre elas, podemos destacar melhor: 

Google Data Studio 

O Google Data Studio é uma ferramenta de análise de dados gratuita oferecida pelo Google. 

Através dela, você consegue criar painéis personalizados e visualizações de dados a partir de diferentes fontes, como Google Analytics, Google Ads, Planilhas Google, entre outros. 

Uma das grandes vantagens do Google Data Studio é flexibilidade na criação de relatórios, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada empresa e setor. Além disso, como é uma ferramenta integrada ao Google, a sua compatibilidade com outras plataformas e serviços é bastante alta, o que facilita a integração de diferentes fontes de dados.

O objetivo principal desta ferramenta, é ajudar as empresas a entenderem melhor os dados coletados e a tomar decisões mais embasadas em relação às suas estratégias de marketing, vendas, entre outras áreas.

Exemplos de bons gestores e o crescimento de suas empresas

Um bom gestor é capaz de inspirar sua equipe, permitindo com que ela cresça junto e participe ativamente de todos os processos. 

Pensando nisso, separamos as melhores inspirações para você se espelhar e ter como referência, enquanto gestor de uma empresa, confira: 

Flávio Augusto: Da periferia do Rio de Janeiro à proprietário do Orlando City Soccer Club

Flávio Augusto dos Santos nasceu na periferia do Rio de Janeiro, de uma família de classe média baixa. Aos 19 anos, Flávio iniciaria sua carreira empreendedora sem ao menos se dar conta disso. Ele começa a trabalhar em uma escola de Inglês no setor de venda dos cursos. 

Não demorou muito e ele já virou diretor regional comercial da empresa. Logo após assumir este cargo, aos 23 anos ele enxerga a grande oportunidade de abrir o seu próprio negócio, e funda a Wise Up, sua escola de inglês. 

Sua aposta mais recente foi no mercado de futebol, onde se tornou sócio proprietário do time de futebol Orlando City, que também foi vendido em meados de 2020  por cerca de US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões). 

A história de vida do Flávio é realmente inspiradora e por isso hoje ele possui milhares de admiradores que se inspiram de verdade na sua trajetória. 

Luiza Trajano- A rainha do varejo, da inovação e da diversidade

Em 1972, Luiza inicia a sua carreira já trabalhando na loja que tinha o nome de Magazine Luiza, porque sua tia e também sua xará foi a primeira dona da loja que hoje  se transformou numa gigante do varejo, no Brasil. 

Antes de assumir a liderança da loja, Luiza passou por vários departamentos. Logo após se tornar gestora, várias mudanças inovadoras foram adotadas, como a criação das primeiras lojas virtuais , promoções e liquidações fabulosas, além da expansão do comércio para o Mato Grosso do Sul e Paraná. 

Já deu para entender o quanto essa mulher modificou o mercado, não é mesmo? Atualmente, mesmo Luiza não estando mais à frente da direção do grupo Magazine Luiza, ela ainda é referência de personalidade empreendedora, inspirando muitas mulheres a percorrerem o caminho da liderança. 


Bianca Andrade – A empresária por trás da marca Boca Rosa

Bianca Andrade, nascida também na periferia do Rio de Janeiro, hoje coleciona quase 30 milhões de inscritos em suas redes sociais, mas nem sempre foi assim. 

Sua carreira profissional começa em 2011 quando ela decide compartilhar dicas de maquiagem e do seu dia a dia, na sua conta do Orkut. Logo após ela começa a gravar vídeos para seu canal no Youtube, onde ela se denomina ” Boca Rosa”, porque Bianca usava um batom muito rosa durante suas gravações. 

A empresária carioca começou sua carreira em 2011, compartilhando soluções primeiro em seu Orkut, depois em seu blog e produzindo vídeos para o YouTube.

Com o passar do tempo, Bianca foi ganhando mais visibilidade e entendeu que o lugar onde ela estava, era um local de grandes oportunidades. No instagram, ela decidiu investir em superproduções, conteúdos de moda mais sofisticados, passou a mostrar mais sua vida pessoal, assim como seu lado empreendedor. 

Por ser uma menina que nasceu na favela, sua história de vida é admirada por milhões de pessoas, o que faz com que ela seja muito requisitada em workshops e cursos sobre marketing e gestão empresarial. 

Hoje Bianca é dona de uma das marcas de maquiagens mais desejadas na internet. Em cada lançamento, a empresária utiliza de suas técnicas de marketing e empreendedorismo para  transmitir sua verdade e reforçar sua história de vida. E é isso que cativa cada vez mais pessoas, que se tornam fãs e fiéis admiradoras de seu trabalho.  

Esses são apenas alguns exemplos de gestores bem-sucedidos que lideraram o crescimento de suas empresas. Cada um teve sua abordagem única de gestão e liderança, mas todos compartilham a capacidade de tomar decisões estratégicas, adaptar-se às mudanças do mercado e liderar suas equipes em direção ao sucesso empresarial.

Consequências de uma má gestão empresarial 

É muito comum ouvirmos histórias de empresas que encerraram suas atividades no mercado. Entretanto, não se pode generalizar as circunstâncias, pois cada negócio sofre influência do seu segmento de atuação, mudanças e instabilidades na economia do país. 

Neste sentido, vários são os problemas que podem fragilizar o funcionamento de uma empresa, principalmente se os líderes não sabem monitorar os riscos que possam a atingir e fragilizar sua gestão.

Dessa forma, é essencial que o gestor tenha conhecimento destes potenciais riscos, para que as possíveis causas dos problemas sejam sanadas ou, até mesmo, impedidas. 

Nenhuma empresa quer ser prejudicada, tão pouco perder seu faturamento. Portanto, fique atento aos fatores que podem prejudicar os processos da sua gestão e se posicione com agilidade para resolver. 

Perda de oportunidades de negócio 

Uma má gestão pode resultar em falhas na identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio, como a falta de visão estratégica, análise de mercado inadequada ou decisões equivocadas na alocação de recursos, o que pode levar a empresa a perder competitividade e mercado.

É bem provável que você nem lembre mais da Kodak ou talvez nunca tenha ouvido falar neste nome. Pois bem, na década de 1970, a empresa tinha posse de 80% das vendas de câmeras fotográficas e de 90% dos filmes fotográficos. 

Você pode até pensar que isso já faz tempo, mas a chance de na sua casa ainda ter um álbum de fotografia com a logo da empresa na capa é muito grande.  

Mas, porque a Kodak faliu mesmo tendo revolucionado o mercado fotográfico? 

O motivo, foi por não querer aproveitar o avanço da tecnologia da câmera digital. Com o boom na venda das câmeras digitais,  a empresa não quis se desfazer de seus filmes e isso a arruinou. 

Portanto, aqui vai uma super dica para você: Analise o mercado em que você atua, acompanhe a evolução dos negócios para você não ficar pra trás! 

Baixo desempenho financeiro 

Uma gestão empresarial ineficaz pode resultar em problemas financeiros, como falta de controle adequado de fluxo de caixa, má gestão do capital de giro, ineficiência nos processos financeiros e contábeis, entre outros. Isso pode levar a empresa a enfrentar problemas de liquidez, endividamento excessivo, prejuízos e até mesmo falência.

Neste ano, o Brasil foi surpreendido com a notícia de que a Americanas havia falido. Do dia para a noite, uma das maiores varejistas do país se viu obrigada a fechar suas portas, em decorrência de uma dívida bilionária no valor de 43 bilhões, alegando “inconsistências contábeis”. 

O caso Americanas, impactou todo o mercado financeiro e de acordo com estudos realizados pelos Programas de Conselheiros do Instituto Euvaldo Lodi- IEL-MG,  a falta de boas práticas gerenciais dentro da instituição ocasionaram num rombo de 20 bilhões no balanço contábil da empresa. 

Isso mesmo! A ineficiência ou ausência de uma gerência sólida e transparente dentro das empresas, é um dos grandes fatores que resultam na ruína de um negócio.

Dessa forma, é importante que não só os gestores, mas também os supervisores e o departamento de recursos humanos saibam analisar o contexto global da situação. Assim, cenários de crises como este podem ser remediados e o núcleo da gerência conseguirá agir corretamente, preservando a ética profissional e respeitando todos que estão envolvidos. 

Americanas aciona sua recuperação judicial

Com 16,3 mil credores, a Americanas apresentou seu plano de recuperação judicial, como parte do processo iniciado no dia 19 de Janeiro de 2023. Dentro do plano apresentado pela varejista, esta incluso o aporte de R$ 10 bilhões, junto a venda de alguns bens como uma aeronave avaliada em mais de 40 milhões, além de uma rede de Hortifruti. 

Como fica o pagamento dos fornecedores e demais credores da Americanas?

Com a aprovação do plano de recuperação judicial, a Americanas irá realizar o pagamento de setores como microempresas, em até 30 dias após a homologação. 

Entretanto para os demais fornecedores e os departamentos financeiros, existirá uma variação quanto a forma de pagamento, podendo se estender até março de 2043. 

Por fim, é sempre importante analisar a atuação da sua empresa, entendendo que a estabilidade de um negócio está diretamente ligada em rever os propósitos, atualizar o orçamento e sempre pensar em estratégias palpáveis para o crescimento coerente da instituição. 

Queda na produtividade e desmotivação dos funcionários 

Uma má gestão empresarial pode gerar impacto significativo na produtividade e na motivação dos funcionários.  

Diante disso, um dos principais problemas causados por uma má gestão empresarial é a falta de clareza em relação aos objetivos e metas da empresa. Como já falamos anteriormente, a presença de um líder engajado é peça-chave para construir uma visão clara dos propósitos da empresa. Do contrário, os funcionários podem ficar desmotivados e perdidos em relação às suas responsabilidades. Além disso, a falta de comunicação clara e transparente por parte da gestão pode gerar um ambiente de incertezas e de falta de confiança, afetando negativamente a produtividade e desempenho da equipe. 

Um exemplo claro deste problema pode ser explicado pela desmotivação dos funcionários da Apple. A dinâmica de trabalho da empresa tem sido alvo de grandes reclamações por parte dos funcionários, que se sentem lesados no que diz respeito a desigualdade salarial e problemas de assédio e abusos morais.

De acordo com a reportagem,“ trabalhadores nas lojas de varejo da Apple — e também remotos — revelaram como as más condições de trabalho levaram a dificuldades para pagar o aluguel e, até mesmo, ao suicídio.” 

Para contornar a situação, a Apple afirmou que “está sempre comprometida em criar e manter um local de trabalho positivo e inclusivo” e que “sente pelo falecimento de seu colaborador”.

Para finalizar, se uma empresa deseja crescer no mercado e se tornar referência é fundamental que seus gestores, antes de tudo, invistam em uma gestão eficiente, que valorize e motive os seus colaboradores e que ofereça um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Como falamos durante todo o texto, um gestor que direciona seus esforços em busca do alto desempenho de sua equipe, garante o crescimento constante do seu negócio e, assim, aumenta o faturamento da empresa. 

Construa uma gestão empresarial coerente e veja seu negócio crescer! 

Implemente a gestão empresarial em seu negócio e construa uma liderança ativa e persistente.

Entretanto, sabemos que existem muitos fatores externos que podem influenciar diretamente o bom funcionamento de um empreendimento. Justamente por isso que estruturar uma gestão empresarial ativa e flexível, será essencial para sucesso da organização. 

Porém, a vida e rotina de um gestor nunca será fácil e na maioria das vezes este profissional precisará de muito autoconhecimento, paciência e disciplina para entender o processo de sua empresa e colaboradores.

Sendo assim, quanto antes uma empresa implementar a gestão empresarial em seu ambiente, melhores serão os resultados alcançados

Dessa forma, será possível tomar decisões mais assertivas, obtendo um maior controle na execução dos processos, com colaboradores mais participativos e processos mais eficientes.