Funil de vendas: saiba a importância dessa estratégia para a sua empresa

Um quadro negro est em cima de uma mesa azul, no quadro est desenhado um funil de vendas, como um tringulo invertido, no quadro tambm tem cones de bonecos na cor azul e alguns cifres. Tambm tem uma agenda com caneta e marca texto

O funil de vendas é uma estratégia de marketing digital que se divide em etapas e acompanha um cliente em potencial, desde o seu primeiro contato com a sua empresa até a conclusão de um negócio. Entenda, então, as suas vantagens e como usá-lo no dia a dia.

Entenda o que é funil de vendas

Também chamado de pipeline, esse recurso mostra de forma visual a jornada do cliente, do primeiro contato com a sua empresa até o fechamento de uma venda. Ou seja, é o caminho que o usuário percorre até se tornar um cliente, de fato.

Qual a importância desse conceito?

Com os consumidores cada vez mais exigentes, é essencial conhecê-los mais a fundo. Isto é, entender o que fazem eles aprovarem ou desistirem de uma compra. Dessa forma, é necessário questionar:

  • Como eles chegaram até o seu produto ou serviço;
  • O que eles buscam sobre o seu trabalho;
  • Quais dúvidas possuem no momento de concluir uma compra.

Para ter essas respostas, é importante conhecer as melhores estratégias de marketing. Isso inclui construir um funil de vendas com foco em atrair pessoas e convertê-las em clientes.

Uma pessoa aparece segurando uma ampulheta contendo uma areia azul. A areia está mudand de lado simbolizando o aumento da produtividade em negócio quando utiliza o funil de vendas

Funil de vendas etapas

Ele se divide em três etapas, as quais você vai aprender um pouco sobre cada uma logo abaixo. Portanto, entenda os conceitos de ToFu, MoFu e BoFu.

Topo de funil 

Nesta fase, o usuário descobre que possui um problema ou necessidade. Assim, a função da empresa é educá-lo, isso significa oferecer:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Conteúdos.

Esse tipo de material deve ser dado após o cliente em potencial preencher um formulário com os seus dados e informações de contato. Feito isso, ele avança para a etapa seguinte do funil de vendas.

Meio do funil

Nesta etapa, a pessoa se torna um lead. Portanto, já sabe que tem um problema, mas ainda não descobriu como resolvê-lo.

A meta não é fazer uma venda a qualquer custo. Mas, sim criar confiança entre a sua marca e o lead. Isso será essencial para quando ele estiver pronto para a próxima etapa.

Fundo do funil

O lead já sabe que tem um problema e está em busca de soluções. A partir da relação de confiança que se firmou entre vocês, ele vai procurá-lo, já que, o vê como uma referência no assunto. Esse é o momento de abordar esse cliente em potencial e fazer uma venda.

Ao falar sobre funil e soluções você precisa também saber se sua empresa está focada em resolver os problemas dos seus clientes. Então, clique no link do canal do Super Jovem e aprenda mais sobre isso.

O conceito do funil de vendas na prática

Suponha que você atue no ramo de carros e venda velas de ignição. Dessa forma, tem um site na web com um blog cheio de conteúdos sobre peças de veículos em geral.

Um exemplo básico

No topo de funil, o usuário está pesquisando sobre velas de ignição e achou o seu blog. Assim, ao ler um texto sobre problemas mais frequentes nessa peça, ele se dá conta de que a do próprio carro pode estar com desgaste.

Com as dicas do artigo, ele percebe que, de fato, precisa trocar a vela de ignição do veículo. Assim, depois de várias pesquisas, chega à conclusão de que deve adquirir uma nova. Portanto, ele se encontra no meio do funil de vendas.

Na parte final, ou seja, fundo do funil, o lead já começa a comparar valores e lê as opiniões de outros consumidores. Afinal, ele não quer gastar dinheiro com um produto de má qualidade.

Como já conhece o seu negócio, ele busca por essa peça em seu site. Depois de checar as avaliações positivas de outros compradores e ver que a sua empresa cobra um preço justo, ele decide comprar de você.

Vantagens de aplicar o funil de vendas na sua empresa

Os benefícios de agregar esse tipo de estratégia de vendas em seu negócio são muitos. Dessa forma, confira os três principais a seguir.

Maior otimização dos processos de gestão

O intuito de um funil é segmentar as etapas de uma venda e analisar cada uma de modo mais objetivo. Com isso, então, o seu time se torna mais assertivo na abordagem ao lead. Isso garante que a equipe colabore de forma direta com o crescimento da sua empresa.

Aumento da produtividade

Um funil de vendas bem estruturado mensura a produtividade do pessoal de marketing e vendas do seu negócio. Assim, é possível ver em qual etapa eles mais tem dificuldade e é preciso melhorar.

Quando os funcionários sabem que estão sendo acompanhados, eles se empenham mais para mostrar resultados mais positivos.

Resultados mais previsíveis

Como as etapas do funil dependem uma das outras, ao analisar os números de usuários e leads, é possível ter uma noção de quantos deles podem se converter em clientes reais.

A partir disso, é possível prever se a equipe responsável vai conseguir bater a meta e de quanto tempo vão precisar para alcançá-la.

Dessa forma, você consegue ter mais controle sobre as vendas do seu negócio e entender quais melhorias devem ser implantadas para aumentar as vendas do seu negócio. Confira no vídeo abaixo, algumas dicas que vão te ajudar no seu negócio:

Como aplicar esse conceito no dia a dia?

Para construir o seu próprio funil de vendas, a dica é seguir algumas das etapas abaixo, confira.

A jornada de compra

O foco nessa etapa é conhecer as necessidades, bem como, o comportamento e a interação dos leads. Portanto, se você tem um blog ou redes sociais, pode usá-los para refinar esses dados e entender como cada canal pode fazer esse usuário chegar ao BoFu.

Processo de vendas

Nesta fase, é preciso ter algumas respostas. Assim, comece com as seguintes perguntas:

  • Quando o lead notou que precisa de uma solução para o problema dele;
  • Ele é capaz de chegar nessa etapa do funil sozinho;
  • Como fazer ele alcançar essa fase.

A partir disso, se define de que maneira o cliente em potencial pode mudar de estágio no funil de vendas.

Etapas do funil de vendas

No processo de vendas, deve-se observar gatilhos claros de evolução entre as etapas. Portanto, é preciso que elas tenham o mesmo significado para diferentes leads e alcancem o objetivo, que é oferecer resultados mais previsíveis.

Otimização e escalonamento

A otimização do funil depende da produtividade e da eficiência das taxas de conversão entre as etapas. Por fim, a partir desses resultados, descobre-se a necessidade ou não de rever o processo e fazer novos treinamentos com o seu time de vendas.

Funil de vendas é importante para alavancar seu negócio

A aplicação correta desse conceito favorece a atração de clientes e a conversão deles em reais consumidores. Não se esqueça, no entanto, do foco de cada etapa do funil, pois todas elas dependem uma das outras para fechar uma venda.