O endomarketing, ou marketing interno, ajuda a desenvolver nas empresas um ambiente mais agradável. Com isso, a equipe sente-se valorizada e a sua entrega melhora. Então, descubra se deve ou não apostar nestas ações.
Índice
E então, o que é endomarketing?
Muitas empresas já aplicam o conceito, mas não sabem o que é endomarketing na prática. Assim, ele pode ser descrito como um conjunto de ações que visam desenvolver um bom espaço de trabalho para todos.
O conceito surgiu no Brasil em 1975, por Saul Bekin. Na época, ele era gerente em uma empresa e percebeu que precisava integrar a sua equipe. A partir disso, começou a explorar ações que pudessem ajudá-lo.
De modo geral, quando as ações são bem aplicadas não é apenas o time que se beneficia, mas também a empresa. Afinal, tem uma equipe mais engajada e a sua reputação no mercado melhora.
Como esse conceito funciona?
Não há um roteiro das atividades ideais que devem acontecer. Então, o RH deve entender quais os desafios presentes no dia a dia para que a equipe sinta-se mais confortável.
Para isso, devem acontecer dinâmicas e ações que trabalhem essas questões. Mas, sempre com o foco em melhorar o ambiente e integrar as pessoas.
Ainda falando sobre a importância de trabalhar em cima dos desafios, veja um vídeo nesse link que aborda esse tema. Saiba como focar nas soluções de maneira estratégica:
Não confunda endomarketing com comunicação interna
É comum que as pessoas confundam o endomarketing com comunicação interna. Mas, são estratégias diferentes em formato e objetivo. Portanto, entenda o que são elas:
- Comunicação interna tem o objetivo de informar a equipe;
- Já o marketing interno visa integrar as pessoas e melhorar o ambiente.
A comunicação pode ser um dos processos que ajudam no marketing interno. Afinal, saber comunicar-se com sua equipe é um desafio que muitas empresas ainda enfrentam.
Por que sua empresa precisa tanto do endomarketing?
Este tipo de marketing é tão importante porque visa cuidar do bem mais preciso da sua empresa, ou seja, seu time. Além disso, quando sua equipe está em um espaço que a valorize, sua produção melhora.
Ainda não está convencido dos benefícios que o endomarketing pode te proporcionar? O vídeo abaixo, do canal do Super Jovem, te explica ainda mais sobre essa estratégia e como o seu negócio se diferencia no mercado quando ela é utilizada:
Como aplicar esse conceito na sua empresa?
Após entender o endomarketing conceito é preciso aprender a colocá-lo em prática. Aliás, deve-se saber que esse processo gera resultados a curto, médio e longo prazo. Portanto, deve criar um bom plano.
Aplicar o marketing interno em sua empresa pode ser mais simples do que você imagina. Então, veja algumas ações para inspirá-lo:
- Capacitar a equipe;
- Criar momentos de interação;
- Ter um ambiente mais agradável;
- Focar em uma liderança saudável;
- Realizar feedbacks.
Como dito, as ações devem atender os desafios de seu time, mas os exemplos acima podem ser usados em todos os negócios. Assim, entenda melhor como aplicá-los e quais os resultados esperados.
1 – Capacite o seu time
Manter sua equipe atualizada das novidades do mercado é uma das ações de endomarketing mais comuns. Aliás, será benéfico para a empresa e também para a equipe. Afinal, você terá um time bem qualificado.
Oferecer opções de desenvolver-se é uma forma de mostrar que a empresa está atenta com sua equipe. Inclusive, uma dica é aliar este tipo de ação com planos de carreira.
2 – Endomarketing e os momentos de interação
Integrar as equipes também é essencial quando o tema é marketing interno. Portanto, realizar ações de interação vai melhorar o senso de trabalho em equipe. Então, alguns exemplos são:
- Confraternizações;
- Eventos internos, como gincanas ou ações em grupo;
- Comemorar de datas especiais, por exemplo, Dia dos Pais, Dia das Mães;
- Celebrar aniversários ou conquistas do grupo.
Nessas ações é importante que as pessoas tenham espaço para conversar e interagir. Além disso, tente diversificar os times, para melhorar a integração, em especial para empresas de grande e médio porte.
3 – Crie um ambiente de trabalho saudável
Ter ambientes para descanso no dia a dia faz com que seu time se sinta acolhido. Além disso, ajuda em situações de cansaço e estresse. Então, tenha uma sala que possa ser usada para esse fim.
Neste espaço é essencial que esteja a marca da sua empresa. Afinal, reforça com a equipe onde estão e o cuidado que recebem. Aliás, algumas coisas que pode ajudar a ser um ambiente legal são:
- Puffs e cadeiras;
- Jogos e livros;
- Comida e bebida.
Ao cuidar dessa ação de endomarketing pense em coisas que agradam seu público. Isso porque, deve ser um espaço que os ajude a relaxar durante o dia e também auxilia na criatividade.

4 – Liderança é essencial para um bom endomarketing
Há uma grande diferença entre ser líder e chefe e isso também conta no marketing interno. Portanto, é essencial trabalhar com a liderança da empresa para que saibam como cuidar da equipe.
Ser respeitado não é a mesma coisa de ser temido. Ou seja, a equipe deve ter o líder como uma inspiração e apoio. Eles devem manter a autoridade, mas sempre ouvindo seu time e oferecer a ajuda que precisam.
Uma liderança saudável
Invista em pessoas que tem um bom perfil de liderança para que ela seja saudável. Então, veja se possuem aspectos como:
- Ser paciente;
- Sabe dialogar;
- Está apto para ensinar;
- Promove feedbacks.
Esses são apenas alguns que se espera de um líder para desenvolver o endomarketing com a equipe. Portanto, sempre envolva pessoas de todas as áreas para ajudá-los nessa missão.
A liderança faz toda diferença no sucesso de um negócio. No entanto, muitas pessoas não compreendem bem essa posição, então, cliquei no link e confira um vídeo que te conta mais sobre isso.
5 – Comunicação e feedbacks fazem toda diferença
Por fim, mais um aspecto essencial para desenvolver o marketing interno em sua empresa é a comunicação. Afinal, o diálogo é a peça-chave para melhorar as relações e gerar integração.
Não esqueça que os feedbacks têm um papel muito importante também. Isso porque, ajuda a desenvolver sua equipe. Além disso, mostra pontos que devem ser melhorados.
Para que o feedback de fato seja bom, não esqueça de indicar caminhos para seus liderados. Ou seja, dê opções ou apoio para que os problemas possam ser resolvidos.
Então, aplique o endomarketing no seu negócio e veja os resultados
Aproveite o endomarketing exemplos para inspirá-lo a fazer novas ações em sua empresa. Afinal, essa ação traz resultados positivos para todos. Por exemplo, a satisfação da equipe e o aumento da produção.
De fato, a mudança não acontece do dia para a noite. Mas, é algo permanente se bem trabalhado. Então, não espere mais para aplicar a ideia e ter um ótimo ambiente para todo o seu time.