A criação de empresas e negócios é um processo que exige muito foco e que deve ser muito bem planejado. Dessa forma, para tornar mais fácil essa jornada rumo ao sucesso, saiba quais erros evitar a todo custo para garantir a sua sobrevivência no mercado.
Índice
Criar empresas e negócios é algo sério
O SEBRAE criou uma pesquisa sobre o índice de sobrevivência das empresas no Brasil. De acordo com o estudo e sua conclusão, ficou claro que abrir um negócio no país é bem desafiador.
A razão é que 1 a cada 4 empreendimentos fecharam as portas em menos de dois anos. De fato, diversos motivos contribuíram para os encerramentos das atividades, como:
- Situação política;
- Oscilação da economia;
- Burocracia.
Note que todos esses fatores pesam de modo direto no desempenho de um negócio em se firmar com sucesso no mercado que, aliás, é bem competitivo por si só.
Tenha atenção a cada detalhe no processo de criação
Vários são os elementos externos que impedem o sucesso de empresas e negócios no Brasil. No entanto, o fracasso também se justifica por conta de diversos erros já na etapa inicial do processo de abertura de um empreendimento. Por exemplo:
- Ausência de um plano de negócios;
- Falta de organização financeira;
- Carência de boas estratégias de marketing;
- Não estar alinhado com as tendências da era digital.
Todos esses pontos, sem dúvida, interferem em sua jornada de sucesso. Por isso, se torna essencial estar mais do que apto para empreender no Brasil.
5 erros que você não deve cometer
Ser empreendedor é o sonho de muitos. Afinal, é libertador ser dono do próprio negócio, dinheiro e tempo. Mas, esta é uma área repleta de desafios.
De acordo com o IBGE, em 2021, menos de 40% das empresas e negócios no Brasil se mantiveram ativos por mais de cinco anos.
Uma parcela disso se dá pela falta de preparo de muitos que desejam empreender. Então, veja aqui cinco erros que você não deve cometer, a fim de se tornar um empresário de sucesso.
1 – Não investir em um plano de negócios
Um plano empresarial é essencial, porque é neste documento que estão todos os dados necessários para abrir um empreendimento. Por exemplo:
- Plano de marketing e de operação;
- Análise de mercado;
- Projeções financeiras e do setor.
Em outras palavras, ali constam as despesas que terá para criar a sua empresa. Bem como, se o serviço ou produto que pretende oferecer é atrativo para o público.
A importância desse planejamento
Sem um plano de negócios cheio de detalhes, o seu empreendimento fica à deriva sem um rumo certo. Não é, portanto, uma mera burocracia. Mas, sim uma bússola que vai guiá-lo, a fim de que possa atingir todas as suas metas e objetivos.
2 – Negligenciar a avaliação de mercado de empresas e negócios
Esse é um dos itens presentes no plano empresarial e você não pode deixá-lo de lado. Isso porque, é por meio dele que se sabe o que é viável ou não de lançar no mercado.
Com isso, é neste momento que se deve refletir se um produto ou serviço supre as necessidades do público. Caso não atenda, é melhor partir para outra ideia.
Por que fazer essa análise?
As pequenas empresas e grandes negócios, independente do setor, precisam ter certeza de que possuem um produto ou serviço competitivo. Portanto, é essencial estar convicto de que possui atrativos e diferenciais para atrair clientes.
Graças a toda essa análise, é possível se posicionar de forma firme no mercado e diante do seu público-alvo. Por meio dessa avaliação, o empreendedor tem mais segurança para iniciar, de fato, a abertura de um negócio.
3 – Não controlar o dinheiro investido no processo
Quando se trata da criação de empresas e negócios esse, de fato, é um dos maiores erros. Afinal, é o seu capital que vai movimentar o seu empreendimento e é muito importante ter o máximo de controle sobre ele.
Listar todas as entradas e saídas de dinheiro é um dos passos básicos aqui. Já que, se endividar todo e ver o seu negócio falhar não é uma opção.
4 – Não prestar atenção nas normas para criação de empresas e negócios
Empresas e negócios MEI possuem uma série de regras e normas que devem ser cumpridas para a sua criação.
A burocracia no Brasil é uma problemática, mas não dá para fugir dela neste momento. Afinal, atuar de forma ilegal pode pôr em risco todo o seu projeto.
Os riscos envolvidos ao negligenciar esse aspecto
Um dos sérios problemas que podem surgir ao negligenciar as normas são as dívidas junto ao Fisco. Isso, por sua vez, pode afetar o seu orçamento.
Não atender a lei também gera pagamentos indevidos de tributos. Em especial, quando o negócio não se enquadra no regime tributário de forma correta.
Caso tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre essa área, indica-se procurar a ajuda de um contador, a fim de orientá-lo melhor.
5 – Deixar as ferramentas de tecnologia de lado
Quem não tem uma presença online, está invisível no mercado. Mas, aquele que não faz uso dos recursos tecnológicos a seu favor, está preso ao passado.
Manter-se sempre atualizado sobre tudo o que acontece em sua área e no mundo das inovações, sem dúvida, é essencial para atrair mais clientes e ganhar dinheiro.
Em conjunto, esses erros são responsáveis por estagnar o seu negócio. Se você quiser entender mais sobre como evitar esses problemas que atrasam o seu sucesso, é só assistir esse vídeo.
A tecnologia é uma aliada
Documentos impressos e processos manuais não fazem parte do dia a dia de um empreendedor que deseja crescer na carreira.
Hoje em dia, há diversas ferramentas e softwares para ajudá-lo nas tarefas da empresa. Então, fugir da inovação, bem como, da tecnologia é “cringe” e você não quer isso no seu negócio.
Crie empresas e negócios de maneira inteligente e estratégica
Abrir empresas e negócios empreendedor não é fácil. Além de ter vários processos, ainda há variáveis que se deve levar em conta para fugir das estatísticas negativas do empreendedorismo no Brasil.
Evitar todos os erros deste conteúdo é a primeira etapa para se tornar alguém de sucesso no mercado. Dessa forma, crie uma estratégia com base em:
- Eficiência;
- Controle;
- Planejamento.
Faça o seu plano de negócios, analise o mercado e fique de olho nas despesas. Por fim, não perca os conteúdos do Super Jovem no YouTube, um canal que vai te ajudar a ganhar dinheiro com o seu negócio.