7 dicas para aumentar os clientes da sua empresa: conheça e aprenda

Um homem de camisa azul aparece segurando um im, o im atrai alguns bonecos de metal que simulam clientes

Aumentar o número de clientes é uma das maiores pressões na vida de um empresário. Dessa forma, para ajudá-lo a expandir a sua clientela, veja algumas dicas essenciais para se adotar e aplicar em seu negócio o quanto antes para captar novos leads em potencial.

7 dicas para aumentar os clientes da sua empresa

Para alguns empreendedores, um dos grandes desafios é saber como atrair clientela. Dessa forma, para ser bem-sucedido nos negócios, é essencial superar esse obstáculo o quanto antes.

Na verdade, não há um método mágico para isso, mas sim dicas práticas que vão lhe ajudar a vencer essa dificuldade. Com a aplicação de um marketing eficaz, dentre outras estratégias, será possível conseguir mais clientes para alavancar os lucros da empresa.

Com foco no meio virtual e todas as oportunidades que ele oferece, o seu empreendimento vai ganhar o destaque e reconhecimento que merece, após conhecer e implantar as sete sugestões a seguir.

Um home de camisa azul está com as duas mãos em cima de uma mesa delimitando um espaço, entre as mãos estão ícones de um telefone, de um @ de e-mail e de um envelope que simboliza mensagem de telefone

1 – Invista em marketing digital

Esse tipo de marketing é rico em estratégias que vão ajudá-lo a atrair novos leads e o melhor, sem que você precise aumentar as despesas de operação para atingir essa meta.

Uma das práticas que se deve adotar é o marketing de conteúdo. Para se ter uma ideia do quão eficiente é essa tática, grandes empresas fazem uso dela, por exemplo:

  • Red Bull;
  • Nubank;
  • Magalu;
  • Nestlé.

Ela se baseia na criação de conteúdo relevante e de qualidade para a internet com foco em atrair, engajar e encantar clientes.

Conteúdo de valor é essencial

Um material de relevância é aquele que busca solucionar a dor do cliente. Portanto, são conteúdos fáceis de entender, mas sem deixar de ser informativo. Dessa maneira, eles podem ser:

  • Ebooks;
  • Artigos para blogs;
  • Newsletters;
  • Vídeos curtos;
  • Infográficos;
  • Posts em redes sociais.

Seja qual for, o essencial é mostrar para o público que você tem autoridade no seu segmento de atuação e pode agregar muito a vida dele.

2 – Qualificar leads é importante para conseguir mais clientes

Esse tipo de estratégia do marketing é importante, pois tem como objetivo diminuir o tempo de indecisão do cliente em potencial.

Segundo o funil de vendas, quando um usuário tem o primeiro contato com o seu negócio, ele ainda não está pronto para adquirir nada. Portanto, ele tem diversas dúvidas como:

  • As vantagens de comprar o produto;
  • O que fazer caso não goste da mercadoria;
  • Existência de um item mais interessante do que aquele;
  • Realmente precisa adquirir o produto.

Na maioria das situações, os clientes querem ter as respostas para essas questões antes de tomar uma decisão. Então, uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, por exemplo, pode ajudá-los nisso.

A partir disso, de fato, começa o processo de qualificar o lead. Isto é, levá-lo a avançar pelas etapas do funil de vendas, até que ele esteja pronto para se tornar um cliente real.

3 – Crie uma boa estratégia de e-mail marketing

Esse é outro canal de contato que se pode manter com clientes em potencial. Assim, é uma forma de gerar valor para eles, enquanto faz com que não se esqueçam do que você tem a oferecer.

Dentro do marketing digital, essa é uma das práticas que mais tem sucesso no quesito taxa de conversão. Portanto, é ideal para atrair e nutrir leads.

Entenda como isso funciona

Na prática, a empresa manda e-mails para os usuários que atraiu por meio de outras ações de marketing. Isso, no entanto, levando em conta a LGPD. Então, é importante oferecer mais do que seus produtos ou serviços, isto é, um conteúdo de qualidade.

4 – Use as redes sociais de maneira inteligente para conseguir clientes

As redes sociais são ótimos canais de comunicação, onde se pode criar posts e frases para atrair clientes de forma eficaz. Isso porque, um grande volume de pessoas estão presentes ali todos os dias.

Invista em um marketing de conteúdo de qualidade em suas publicações e busque interagir de modo constante com os seus seguidores, a fim de atrair diferentes públicos.

5 – Estude a sua concorrência

Todo empreendedor precisa conhecer quem são os seus concorrentes diretos. Isso, na verdade, se chama Benchmarking e é essencial aplicá-lo para definir melhor as suas estratégias tanto de atração de cliente, como para buscar diferenciais em sua empresa.

Mais do que descobrir o que a concorrência tem como pontos positivos e negativos, também é vital conhecer a fundo o seu público-alvo. A fim de direcionar as suas ações de marketing e vendas de modo mais eficaz.

Aprenda com os erros da concorrência

Ter esses dois conhecimentos é muito importante para entender de forma clara quais são os erros e certos dos seus rivais nos negócios.

A partir disso, é possível identificar caminhos mal explorados, bem como, brechas em que a sua empresa pode se destacar e ter como diferencial para atrair mais clientes.

6 – Certifique-se de que sua equipe está preparada

Não é novidade que funcionários motivados produzem mais e melhor. Portanto, esse também é um elemento decisivo na hora de nutrir os leads.

Um espaço de trabalho leve e com todos em sintonia é essencial. Dessa forma, uma maneira de fazer isso é buscar sempre integrar as áreas da empresa. Por exemplo, unir os setores de vendas e marketing.

Também é importante treinar a sua equipe, a fim de que ela esteja sempre atualizada e para gerar uma maior motivação. Portanto, invista em certificações e cursos para prepará-los ao máximo.

7- Parceiras podem te ajudar a conseguir mais clientes

Os negócios de sucesso investem em parcerias estratégicas que podem ajudar a alcançar diferentes públicos e gerar novas oportunidades. Dessa forma, saiba que você não precisa estar sozinho nessa jornada de atrair clientes.

Escolha bem seus parceiros

Para que essa ideia funcione, é preciso escolher bons parceiros, que tenham a mesma visão e cultura que a sua. Depois, é só investir no co-marketing, ou seja, criar ações em conjunto e dividir os resultados gerados.

É importante destacar que, para conseguir fazer tudo isso, você também precisa estudar o mercado e as tendências constantemente, além de ter um olhar voltado para identificar oportunidades.

Para garantir que você entendeu essas dicas e vai aplicá-las corretamente em seu negócio, assista o vídeo abaixo do canal do Super Jovem e aprofunde no assunto, de modo a entender cada possibilidade.

Aumente o número de clientes da sua empresa

Todas as dicas acima têm o poder de atrair novos leads e a partir daí, cabe a você e sua equipe enviar as mensagens para clientes certas, a fim de convertê-los. Então, não perca mais tempo e coloque a mão na massa.